Lição 07: Cristo é a nossa
Reconciliação com Deus
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa
e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, que vocês tiveram este momento de contato com os alunos, podem
iniciar o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Cristo é a
nossa Reconciliação com Deus.
- Para introduzir o estudo do
tema, que tal utilizar o método de Perguntas e Respostas associado ao
método de Divisão em Grupos?
Dividam a turma em grupos e
lancem a pergunta abaixo:
Por que Cristo é a nossa
reconciliação com Deus?
Estipulem um tempo(05 minutos)
para que respondam e depois cada grupo deve apresentar suas respostas, de forma
objetiva. Fiquem atentos as respostas. Corrija-as, se necessário.
Não menospreze as afirmações
feitas. Não deixe seus alunos embaraçados diante da turma.
- A exposição do tema da aula
na EBD é realizada através da Aula Expositiva ou Preleção que é um
método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Mas, vocês já sabem disto, não
é? Que bom!
Entretanto, quero enfatizar
que esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o
professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... e tendem a se dispersar
e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada. Vejam
estas sugestões para melhor compreensão do tema.
- A
visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que
está sendo exposto.
Vocês
podem colocar no quadro, as seguintes frases, que vocês vão precisar
para explicar o item I(Ef 2.15):
Lei
civil
Lei
moral
Lei
cerimonial
Desta
forma, a apresentação ficará mais didática.
-
Ao explicar Ef 2.14(“... e derribando a parede de separação que estava no meio),
que tal inicialmente falar sobre o que separa um muro, uma parede?
Pode
também mencionar muros físicos da atualidade, como o muro da Coreia, separando
dois grupos: norte e sul.
Também,
falem sobre o muro de Berlim(Alemanha).
Quais
as implicações desses muros?
Depois,
expliquem a que se refere a parede citada no versículo 14 e quem fez a derrubada
e as consequências.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “A Ponte”.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: O Caminho
Objetivo:
Demonstrar a religação do homem com Deus, através do sacrifício de Jesus.
Material:
4 folhas de papel ofício
Cola branca
Pincel atômico
Durex colorido(vermelho)
Procedimento:
- Cole 4 folhas de papel
ofício, formando um caminho e escreva, em um lado, o versículo: “Mas agora em
Cristo Jesus , vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo
chegastes perto” (Efésios 2.13).
- Apresente para os alunos
este caminho sem mostrar o versículo, dizendo que o homem tinha livre acesso a
Deus, porém este caminho foi destruído por causa do pecado; nesse momento
rasgue o caminho.
- Entregue os pedaços para os
alunos e peça para que eles colem as partes, com durex colorido vermelho. Ao
terminarem, fale que somente através do sangue de Jesus o caminho pode ser
restaurado, através do sacrifício de Cristo na cruz.
- Então, apresente o lado do
caminho que contém o versículo(Ef 2.13) para que todos possam ler. Conclua,
lendo João 14.06.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário