Lição
06: Crendo em Jesus Cristo
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição:
Crendo em Jesus Cristo.
- Depois, apliquem a dinâmica
“Quem é Jesus?”.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Quem é Jesus?
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre Jesus.
Material:
Palavra JESUS digitada
½ folha de papel ofício para
cada aluno
Pincel atômico
05 Envelopes
Expressões digitadas:
Personagem mais importante da História, Grande Filósofo, Comunista,
Revolucionário Político, Idealista Religioso, Homem polêmico.
Digitar esta pergunta: “Quem
dizem os homens ser o Filho do homem?”
Digitar estas respostas: Uns
João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Digitar esta pergunta: “E vós,
quem dizem que eu sou?”
Digitar esta resposta: Uns
João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Digitar esta pergunta: “E vós,
quem dizem que eu sou?”
Digitar esta resposta: “Tu és
o Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt
16.16)
Digitar: a.C(antes de
Cristo) e d.C(depois de Cristo).
Procedimento:
Antes da aula:
Enumerar os envelopes de 01 a
05.
Colocar no envelope 01 as
expressões: Personagem mais importante da História, Grande filósofo, Comunista,
Revolucionário Político, Idealista Religioso, Homem polêmico.
Colocar no envelope 02 a
pergunta: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” (Esta pergunta deve
estar escrita num balão de diálogo, daquele tipo de história em quadrinho).
Colocar esta resposta no
envelope 03: Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas.
Colocar a pergunta a seguir no
envelope 04: “E vós, quem dizem que eu sou?”
Colocar esta resposta no
envelope 05: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Durante aula:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Coloquem no centro do
círculo a palavra JESUS.
- Perguntem para os alunos:
Para vocês quem é Jesus?
Entreguem para cada aluno meia
folha de papel ofício e peçam para que eles escrevam as respostas.
- Coloquem estas respostas ao
redor da palavra JESUS.
- Entreguem para um aluno o
envelope 01 e peçam para que abra e leia o conteúdo e coloquem ao redor da
palavra JESUS.
Personagem mais importante da
história, Um grande filósofo, Um comunista, Um revolucionário político,
Idealista religioso, Homem polêmico
- Falem: Estas palavras ou
expressões representam aquilo que muitas pessoas sabem ou entendem sobre Jesus.
- Entreguem o envelope 02 para
um aluno e peçam para que ele abra e leia.
“Quem dizem os homens ser o
Filho do homem?”(Mt 16.13b)
Esta pergunta deve estar
escrita num balão de diálogo, daquele tipo de história em quadrinho.
Coloquem esta pergunta bem
perto do nome JESUS, para indicar que foi realizada por Jesus.
- Falem: Esta pergunta Jesus
dirigiu aos seus discípulos.
- Agora, entreguem o envelope
03 a outro aluno e peçam para que leia a resposta dos discípulos(Mt 16.14)
Uns João Batista, Outros
Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Coloquem estas palavras ao
redor do nome JESUS.
- Agora, entreguem o envelope
04 para outro aluno e peçam para que abra.
Ele vai ler: “E vós, quem
dizem que eu sou?”(Mt 16.15)
- Agora, entreguem o último
envelope(05) para outro aluno e peçam para que leia.
“Tu és o Cristo, o Filho de
Deus vivo”(Mt 16.16)
Falem que esta resposta foi de
Simão Pedro, um dos discípulos de Jesus.
- Falem: Estamos vendo aqui
várias opiniões sobre quem é Jesus.
- Depois, façam uma breve
reflexão sobre as respostas que estão ao redor do nome JESUS.
- Depois, perguntem: Por que o
nome JESUS está no centro destas palavras?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem
que a influência de Jesus sobre as pessoas é muito grande e importante e tão
significativa que a História está dividida assim: a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de Cristo).
- Coloquem abaixo do nome
JESUS: a.C(antes de Cristo) e d.C(depois
de Cristo).
- Agora, falem: Vamos
aprofundar o nosso conhecimento sobre Jesus através da lição de hoje.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário