Lição
08: A Batalha contra Ai
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição,
escrevendo no quadro ou cartolina: A Batalha contra Ai.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
-
Para concluir o estudo, utilizem a dinâmica
“Cuidado!"
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Cuidado!
Objetivos:
Introduzir
o estudo sobre as consequências do pecado.
Refletir
sobre atitudes negativas e a importância de praticar boas ações.
Promover
mudança de comportamento.
Material:
01
folha de papel madeira
01
pincel atômico
01
rolo de fita adesiva
¼
de uma folha de papel ofício para cada aluno
01 lixeira
ou 01 saco para lixo
Procedimento:
- Levem
para a classe 01 folha de papel madeira com o contorno do corpo de uma pessoa, usando
um pincel atômico.
-
Fixem esta folha no quadro.
-
Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Peçam para que os alunos escrevam ações(pecados ou não) que normalmente as
pessoas praticam quanto ao corpo e mente, que precisam ser melhoradas tanto a
nível pessoal, familiar e na Igreja.
-
Peçam para que os alunos fixem os papéis no desenho corporal.
-
Depois, leiam: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a
vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para
que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho
falado”(João 15:1-3).
-
Solicitem para que os alunos retirem e coloquem na lixeira os papéis contendo
estas atitudes apontadas por eles.
Colocar
na lixeira significa a retirada, o descarte daquilo que não serve para o
cristão, simbolizando a limpeza, a pureza, a santidade requerida para os
salvos.
“Mas,
como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa
maneira de viver”(1 Pedro 1:15).
-
Agora, falem: Já que foram retiradas as coisas inadequadas, então vamos agora
escrever dentro do corpo aquilo que deve permanecer: o que é bom e apropriado
para o cristão.
-
Falem: O que fazemos de bom ou ruim tem consequência. Tenhamos cuidado. Nesta aula, vamos estudar sobre as consequências
do pecado de uma pessoa para o povo de Israel.
-
Para finalizar, leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso também
ceifará”.
Por
Sulamita Macedo.
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