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segunda-feira, 18 de maio de 2020

Jovens: Tempo de Conquistas Fé e Obediência no Livro de Josué
Lição 08: A Batalha contra Ai
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: A Batalha contra Ai.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir o estudo, utilizem a dinâmica “Cuidado!"
Tenham uma excelente e produtiva aula!


Dinâmica: Cuidado!
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre as consequências do pecado.
Refletir sobre atitudes negativas e a importância de praticar boas ações. 
Promover mudança de comportamento.
Material:
01 folha de papel madeira
01 pincel atômico
01 rolo de fita adesiva
¼ de uma folha de papel ofício para cada aluno
01 lixeira ou 01 saco para lixo
Procedimento:
- Levem para a classe 01 folha de papel madeira com o contorno do corpo de uma pessoa, usando um pincel atômico.
- Fixem esta folha no quadro.
- Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que os alunos escrevam ações(pecados ou não) que normalmente as pessoas praticam quanto ao corpo e mente, que precisam ser melhoradas tanto a nível pessoal, familiar e na Igreja.
- Peçam para que os alunos fixem os papéis no desenho corporal.
- Depois, leiam: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”(João 15:1-3).
- Solicitem para que os alunos retirem e coloquem na lixeira os papéis contendo estas atitudes apontadas por eles.
Colocar na lixeira significa a retirada, o descarte daquilo que não serve para o cristão, simbolizando a limpeza, a pureza, a santidade requerida para os salvos.
“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”(1 Pedro 1:15).
- Agora, falem: Já que foram retiradas as coisas inadequadas, então vamos agora escrever dentro do corpo aquilo que deve permanecer: o que é bom e apropriado para o cristão.
- Falem: O que fazemos de bom ou ruim tem consequência. Tenhamos cuidado.   Nesta aula, vamos estudar sobre as consequências do pecado de uma pessoa para o povo de Israel.
- Para finalizar, leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.
Por Sulamita Macedo.

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