Jovens: Tempo de Conquistas Fé e Obediência no Livro de Josué
Lição
09: Os Gibeonitas enganam Josué
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com
os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Os
Gibeonitas enganam Josué.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
-
Para concluir o estudo, utilizem a dinâmica
“Ação de Resistência”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Ação de Resistência
Objetivos:
Refletir
sobre o cuidado que o cristão deve ter contra os ataques do inimigo.
Contextualizar
o tema da aula com a vida do aluno.
Material:
Uma
sombrinha sem defeito ou guarda-chuva
Uma
sombrinha quebrada
¼ da
folha de papel ofício para cada aluno
01
coleção de lápis hidrocor
01
rolo de fita adesiva
Papéis
coloridos pequenos, com um furo para pendurar um cordão
01
rolo de cordão
Procedimento:
-
Apresentem a sombrinha fechada.
-
Perguntem: Para que usamos uma sombrinha?
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que os alunos falem que a sombrinha é utilizada para proteger a pessoa da chuva
ou do sol ou do vento forte.
-
Falem: Para que a pessoa fique protegida a sombrinha deve estar aberta(agora
abram a sombrinha).
-
Falem: Vamos agora refletir sobre a sombrinha aberta para proteção com relação
ao cristão, que vem sofrendo ataques do inimigo.
-
Agora, distribuam papel e lápis hidrocor para os alunos e peçam para que cada
um escreva uma palavra que resuma os ataques de satanás contra o cristão.
-
Depois, fixem, com fita adesiva, estes papéis na parte externa da sombrinha,
simbolizando que os ataques são externos, isto é, na sociedade etc.
Depois,
leiam cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
-
Perguntem: O que estes ataques podem causar ao cristão?
Aguardem
as respostas.
-
Depois, apresentem a sombrinha quebrada e falem: Estes ataques podem destruir o
cristão, ficando sem a proteção.
A
sombrinha pode se quebrar por não suportar a força do vento, da chuva forte
etc, indicando que a sombrinha não era de boa qualidade. Isto nos remete ao
cuidado com o tipo de ação protetiva que cultivamos, para que não fique
desprovida de ações qualitativas centradas na Palavra de Deus.
-
Falem: Mas, o que o cristão pode fazer?
Distribuam
os papéis coloridos pequenos, já com um furo e o cordão pendurado.
Peçam
para que os alunos escrevam, neste papel, palavras que se refiram as ações que ele
deve fazer para permanecer firme diante dos ataques do inimigo.
Depois,
pendurem cada papel na parte interna(nas aspas) da sombrinha, representando que
as ações de resistência devem ser observadas pelo cristão.
Leiam
cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
Por
isso que a sombrinha tem que estar aberta, pois representa a proteção contra
estes ataques, sabendo que o que a protege é o que está na parte interna.
A
sombrinha fechada ou quebrada indica que o cristão está completamente
vulnerável aos ataques do inimigo.
-
Leiam: “Sujeitai-vos, pois, a Deus,
resisti ao diabo, ele fugirá de vós”(Tg 4.7).
-
Para concluir, perguntem: Alguém já perdeu uma sombrinha ou guarda-chuva?
Certamente
a resposta será positiva, pois é comum perder este objeto.
Isto
nos remete ao aspecto de que o cristão não pode se esquecer de estar sempre
cuidando de sua proteção contra as investidas malignas.
Ideia
original do uso da sombrinha como proteção em dinâmica desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo
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