RSS

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Adultos - A Igreja Eleita - Redimida Pelo Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa
Lição 09: O Mistério da Unidade Revelado
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, que vocês tiveram este momento de contato com os alunos, podem iniciar o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O Mistério da Unidade Revelado.
- Iniciem o estudo do tema, com a aplicação da dinâmica “A unidade revelada”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada. Vejam estas sugestões para melhor compreensão do tema.
- A exposição do tema da aula na EBD é realizada através da Aula Expositiva ou Preleção que é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Mas, vocês já sabem disto, não é? Que bom!
Entretanto, quero enfatizar que esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... e tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- A visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto.
Escrevam no quadro as expressões:
Mistério
Mistério divino encoberto
Mistério divino revelado
Igreja: judeus e gentios
Mistério a ser anunciado pela igreja
Estas expressões, ao serem explicadas, vão ampliar de forma gradativa a compreensão do tema. Desta forma, a apresentação ficará mais didática e aprendizagem será mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A unidade revelada
Objetivos:
Exemplificar a formação da igreja por judeus e gentios, o mistério revelado por Deus no tempo oportuno, formando uma unidade.
Enfatizar a importância de pertencer ao reino de Deus, cumprindo a missão evangelizadora e social.
Material:
01 quebra-cabeça com figura de Igreja
01 tubo de cola branca
01 cartolina
01 tesoura
Colem a figura da Igreja numa cartolina, façam o desenho das peças do quebra-cabeça de acordo com o número de alunos da classe e depois recortem cada peça.
Procedimento:
- Distribuam as peças para os alunos(cada aluno deverá receber uma peça). Mas, reservem 02 peças, deixando-as escondidas em algum lugar.
- Em seguida, peçam para que os alunos montem o quebra-cabeça.
Os alunos certamente vão sentir falta de algumas peças e não vão conseguir montar o quebra-cabeça.
Então, entreguem as peças que estão faltando para os alunos concluírem a montagem, afirmando que elas estavam encobertas(ocultas).
- Após a montagem, perguntem: O que vemos?
Um quebra-cabeça com uma figura de igreja.
- Depois, trabalhem as seguintes ideias:
02 peças ficaram faltando no início da montagem. O quebra-cabeça estava incompleto. As 02 peças podem representar os gentios, que com eles o mistério divino foi planejado.  A formação da igreja por judeus e gentios era o mistério revelado por Deus no tempo oportuno, formando uma unidade. Nós fomos alcançados por este mistério.
Uma peça do quebra-cabeça ganha importância e valor quando está no conjunto das outras peças, formando um todo, e passa a ter grau de pertencimento ao todo(A Igreja).
Você é uma peça do quebra-cabeça, isto nos remete aos membros do corpo de Cristo, a Igreja, que deve estar em unidade, em comunhão para adorar, servir a Deus, independente de raça, etnia, nação, língua, classe social
- Agora, enfatizem a importância de estar inserido na Igreja como parte integrante do corpo de Cristo e participar das atividades do reino, cumprindo a missão evangelizadora e social.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: