Adolescentes Currículo 2022: As Parábolas de Jesus são Vivas
Lição 02: Uma história sobre a oraçãoProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o
título da lição:
Uma história sobre a oração, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para concluir, utilizem a dinâmica "Não Deixem a bola cair".
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Não deixe a bola cair
Objetivo:
Exemplificar a persistência
na oração.
Material:
01 bexiga(balão de
aniversário)
¼ da folha de papel
ofício e uma caneta para cada aluno
Procedimento:
- Entreguem 01 bexiga
vazia e ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que eles
escrevam um pedido de oração no papel fornecido por vocês e coloquem-no dentro
da bexiga e encham a bola. Não se esqueçam de pedir para que os alunos se identifiquem
tanto no pedido de oração como também na bola.
- Solicitem que fiquem
em círculo e oriente-os para que joguem as bolas para cima, não deixando que
caiam, durante aproximadamente 1 minuto.
- Ao término do tempo
estabelecido, orientem para que cada aluno pegue sua bola e jogue-a para cima,
não deixando que caia, durante 1 minuto(no máximo).
Quando terminar esse
tempo, falem que este momento representa o esforço e a persistência que devemos
ter no ato de orar.
- Para concluir, leiam: ”Orai
sem cessar”(I Ts 5.17).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário