Adultos - Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo
Lição 04: Resguardando-se de Sentimentos Ruins
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o
título da lição: Resguardando-se de Sentimentos Ruins, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o
através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Para exemplificar o item III da lição, utilizem a dinâmica “Não Matarás”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Não Matarás
Objetivo: Exemplificar o estudo
da ampliação que Jesus ensinou sobre o 6º. Mandamento – Não Matarás.
02 bexigas de
aniversário
01 palito de dentes
para cada aluno
06 folhas de papel
ofício
01 pincel atômico
01 lixeira ou 01 saco para
lixo
Procedimento:
- Peçam para que 01
aluno leia o versículo abaixo:
“E formou o Senhor Deus
o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem
foi feito alma vivente”(Gn 2:7).
Enquanto ele ler, vocês
sopram uma bexiga de aniversário e dão um nó para o ar não escapar.
- Falem: Esta bexiga
cheia de ar está representando a vida do ser humano, pois sem a vida ficaria
assim: mostrem uma bexiga vazia ou estourem a bexiga.
Evitem estourar a
bexiga se a sua classe for dentro da igreja.
- Falem: Nesta lição, será
alertado sobre a importância da pessoa evitar sentimentos ruins que podem levá-la
a tirar a vida do outro(assassinato); e, principalmente, que Jesus ampliou o 6º.
mandamento(Não matarás), quando
encontramos em seus ensinamentos o “homicídio no coração” por palavras, ações e sentimentos ruins que matam
nosso próximo.
- Leiam: “Qualquer que
odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida
eterna permanecendo nele”(1 João 3:15).
- Entreguem 01 palito
de dente para cada aluno.
- Falem: O palito de
dente representa a “arma” para acabar a vida do outro.
- Perguntem: Quais são
as formas de tirar a vida de alguém?
Espera-se que os alunos
falem sobre aborto, assassinato, pena de morte, Eutanásia, guerras, quando
alguém decide tirar sua própria vida através o suicídio e até de forma figurada
“acabar a vida de outrem” por sentimentos(ódio, cólera), palavras e atitudes(insultos, menosprezo, discriminação,
falta de respeito etc.).
Escrevam estas
respostas em folhas de papel ofício separadas. Quando vocês lerem cada uma,
amassem e joguem numa lixeira, representando a retirada de vida, através de
variadas formas.
- Falem: Cuidado! Temos
nas mãos uma “arma”, mas não deve ser utilizada para tirar a vida de alguém,
nem de forma literal ou figurada.
Agora, perguntem se os
alunos querem continuar com a “arma”(o palito de dentes).
Espera-se que os alunos
falem que não. Então, peçam para que coloquem os palitos na lixeira.
- Leiam:
“E Jesus disse-lhe:
Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de
todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo,
semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”(Mt 22:37-39).
Por Sulamita Macedo.
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