Discipulando – 2º. Ciclo: Conhecendo as Doutrinas Cristãs
Lição 03: Crendo para Interpretar a Bíblia
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Crendo para
Interpretar a Bíblia, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo do tema, apliquem a
dinâmica “Seguindo regras”.
- Posteriormente, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Objetivo: Promover de forma lúdica reflexão sobre a importância de estar atento a leitura e interpretação de um texto.
Material:
01 cópia de um texto de atividades para cada
aluno(postada no procedimento)
Procedimento:
- Distribuam 01 cópia para cada aluno da atividade
postada abaixo:
Texto da Atividade
Leia tudo antes de fazer qualquer coisa, mas trabalhe o mais rapidamente que puder.
01 – Coloque seu nome no alto à direita deste papel.
02 – Passe um círculo em volta da palavra nome.
03- Agora faça um círculo em torno do título deste trabalho.
04 – Escreva o nome da capital do estado que você
nasceu:_____________________
05 – Sublinhe toda a frase no. 01 e diga em voz alta:
comecei!
06 – Faça três quadrados na margem superior esquerda da
folha.
07 – Agora que você chegou até aqui, diga o seu nome completo
em voz alta.
08 – Se você acha que acompanhou as instruções até esse
ponto, levante o braço direito e diga em voz alta: Acompanhei!
09 - Feche os olhos e levante sua mão esquerda acima da
cabeça e levante-se da cadeira por 10 segundos.
10 – Conte em voz alta de 10 a 01.
11 – Escreva nas costas da folha uma atividade preferida.
12 – Agora, levante-se e diga: estou terminando!
13 – Conte quantas pessoas tem na turma e escreva:
___________
14 – Agora que você leu todas as instruções, cuidadosamente.
Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu colega do lado.
Autoria desconhecida.
- Orientem os alunos para que sigam a instrução da
atividade.
Observação: na atividade há somente uma ação a ser
realizada que se encontra logo no início “Leia tudo antes de fazer qualquer
coisa...”, mas normalmente as pessoas não observam esta recomendação e começam
a realizar todas as outras ações.
- Observem as atitudes dos alunos durante a
atividade.
Depois de um certo tempo, eles vão perceber que estão fazendo errado ao
lerem o item 14 da atividade: “Agora que você leu todas as instruções,
cuidadosamente. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu
colega do lado”.
- Em seguida, questionem a razão deles não terem
observado a única norma correta, realizando as outras. O que lhes faltou? Qual
regra era para ser seguida?
- Para concluir, falem: Vocês falharam na leitura
de um pequeno texto de atividades. E para ler a Bíblia? Nesta lição vamos
estudar sobre as regras de interpretação da Bíblia.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário