Adolescentes Currículo 2022: As Parábolas de Jesus são Vivas
Lição 04: Uma história sobre graça e responsabilidadeProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Uma história sobre graça e
responsabilidade, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Abrindo o
coração”.
Dinâmica:
Abrindo o Coração
Objetivo:
Refletir sobre a importância e a eficácia do perdão.
Material:
Procedimento:
- Leiam a parábola do Credor
Incompassivo: Mateus 18.23 a 35
“Um certo credor tinha dois
devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinquenta. E, não tendo
eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos”(Lucas 7:41 e 42).
- Depois, apresentem a chave e
perguntem aos alunos: Para que serve uma chave?
- Aguardem as respostas.
Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir, porém não se esqueçam que
também a chave é utilizada para fechar.
- Falem que o perdão pode ser
comparado a uma chave.
- Perguntem: O que a perdão
pode abrir ou fechar?
Exemplos:
Abrir: reatar amizade, alívio
de um peso, sentimento de liberdade, perdão de Deus, alegria etc.
Fechar: espaço para brigas,
amarguras, ressentimentos, doenças, mente intranquila etc.
- Para finalizar leiam Mc
11.25 e 26.
“E, quando estiverdes orando,
perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos
céus, vos perdoe as vossas ofensas.
Mas, se vós não perdoardes,
também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas”.
- Depois, trabalhem os pontos
levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário