Juvenis Currículo 2022: Uma viagem pelo Novo Testamento
Lição 04: Uma história sobre graça e responsabilidadeProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria
e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Uma história sobre graça e
responsabilidade. Vocês podem escrevê-lo
no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Em seguida,
utilizem a dinâmica “NT – Apresentação
dos livros”.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: NT – Apresentação dos livros
Objetivo: Expor 02 tipos de
apresentação dos livros do Novo Testamento.
A Bíblia dos alunos
02 cartolinas ou 01 folha de papel madeira
01 rolo de fita adesiva
01 tubo de cola branca
02 quadros brancos
Lista dos nomes dos livros do Novo testamento com a numeração na ordem
em que aparecem no índice do Novo Testamento(digitar com tamanho da fonte que todos
os alunos possam ver)
Nome dos livros do Novo Testamento digitados com a numeração da ordem
cronológica(ver no procedimento)
Procedimento:
Dias antes da aula:
Colem numa cartolina a lista dos nomes dos livros do Novo testamento com
a numeração na ordem em que aparecem no índice do Novo Testamento
Recortem cada nome dos livros do Novo Testamento digitados com a
numeração da ordem cronológica. Vejam abaixo:
01 - Tiago |
12 - Atos |
02 - Gálatas |
13 – I Timóteo |
03 – I e II Tessalonicenses |
14 – Tito |
04 – I e II Coríntios |
15 – II Pedro |
05 – Marcos |
16 – II Timóteo |
06 – Romanos |
17 - Hebreus |
07 – Mateus |
18 - Judas |
08 - Lucas |
19 – João |
09 – I Pedro |
20 – I, II e III João |
10 – Colossenses, Filemon e Efésios |
21 - Apocalipse |
11 - Filipenses |
|
Observação: nesta tabela acima tem a numeração de 01 a 21, mas observem
que os 27 livros do NT estão citados. Esta é a ordem cronológica(datas).
Durante a aula:
- Para começar
a exposição dos 02 tipos de apresentação dos livros do Novo Testamento, peçam
para que os alunos abram a Bíblia no índice do NT.
- Falem: Esta lista dos nomes dos livros do NT já
é conhecida por vocês. Os nomes aparecem nesta ordem por uma razão.
Por que são apresentados assim?
Aguardem as respostas. Observem atentamente o que
eles falam. Corrijam algo se necessário e enfatizem que esta é a ordem sequencial
dos acontecimentos.
- Neste momento, coloquem no quadro a lista dos nomes
dos livros do Novo testamento com a numeração na ordem em que aparecem no índice.
Observação: Vejam a importância de apresentar esta
lista com ordem numérica, pois na Bíblia não tem a numeração e servirá para
comparar com a outra ordem que será exposta posteriormente.
- Façam uma breve apresentação da sequência dos
fatos por blocos temáticos dos livros do AT: Evangelhos, Histórico, Epístolas e
Profético.
- Em seguida, coloquem uma cartolina no quadro.
- Distribuam entre os alunos os nomes dos livros
do Novo Testamento digitados com a numeração da ordem cronológica.
- Falem: Agora vamos conhecer outra ordem dos
livros do NT.
- Peçam para que os alunos observem a numeração e fiquem
atentos para a chamada de cada número em ordem crescente( 01 a 21).
Começando pelo número 01, o aluno deve ler o nome
do livro e colar na cartolina na posição superior esquerda da cartolina.
Quando a coluna da esquerda tiver completa, iniciar
a coluna da direita.
Isto deve acontecer até que complete a sequência
de 01 a 21.
- Falem: Vamos comparar esta ordem dos livros.
Está diferente daquela que conhecemos, pois é a ordem cronológica do AT, isto
é, conforme as datas em que foram escritos.
Vocês podem pedir aos alunos para observar as
datas mencionadas no item 3 da lição.
- Depois, continuem abordando outras informações
sobre os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário