Jovens: O Perigo das Tentações: As orientações da Palavra de Deus de como resistir e ter uma vida vitoriosa
Lição 04: Desafiando a Deus no desertoProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Desafiando a Deus
no deserto. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o
através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Utilizem a dinâmica “Diferentes atitudes”, quando vocês trabalharem o item II da lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Diferentes atitudes
Objetivos:
Contextualizar com a vida dos alunos a temática que trata das atitudes
positivas e negativas dos espias sobre uma mesma situação.
Utilizar a metodologia ativa de aprendizagem, com uma ação individual na
exibição de parte de 01 filme sobre Moisés, antes da aula.
Parte de 01 filme sobre Moisés(detalhes no procedimento)
Celular ou notebook dos alunos
Procedimento:
Dias antes da aula:
- Utilizando o grupo de WhatsApp da turma, orientem os alunos para que eles
assistam parte de um filme sobre Moisés., que se refere ao retorno dos espias da
terra prometida.
Vocês podem enviar o link para os alunos e indicar qual a minutagem em
que está a parte que eles precisam assistir.
No dia aula:
- Peçam para que os alunos relatem o que viram no episódio que se refere
ao retorno dos espias.
- Depois, os alunos devem refletir sobre as diferentes atitudes dos 12
espias ao relatar o que viram sobre a terra prometida, gerando dúvida ou confiança
naqueles que escutaram suas falas.
A atitude positiva de 02 espias – Josué e Calebe
A atitude negativa dos 10 espias
- Falem: Vocês viram no filme e analisaram duas posições divergentes
diante de um mesmo fato.
Isto também pode acontecer conosco, participantes da jornada cristã: uns
que duvidam ou não, desanimam ou não, são confiantes ou não etc.
- Coloquem num quadro 01 sinal de adição, representando atitudes
positivas, e 01 de subtração, representando atitudes negativas.
- Agora, trabalhem com os alunos que atitudes podem ser escritas nas duas
situações referentes a vida deles diante de uma dificuldade ou não.
- Depois, trabalhem outros pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário