Jovens: O Perigo das Tentações: As orientações da Palavra de Deus de como resistir e ter uma vida vitoriosa
Lição 05: Balaão: Quando Deus diz nãoProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição,
escrevendo no quadro:
Balaão: Quando Deus diz não. Para isto utilizem um marcador de quadro
branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Para concluir, utilizem a dinâmica “Coma o chocolate!”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Coma o Chocolate!
Objetivo: Refletir de forma
prazerosa os resultados da obediência.
Materiais:
Digitar a expressão: “Coma o chocolate”.
Procedimento:
Dias antes da aula:
Coloquem o chocolate dentro da caixa, deixando-o firme, usando fita
adesiva.
A expressão “Coma o chocolate” deverá ser colocada dentro da caixa,
encobrindo o chocolate.
No dia da aula:
- Organizem os alunos em círculo.
Observação: O nome da dinâmica não deve ser mencionado para o alunos,
pois perderá toda a surpresa e expectativa.
- Apresentem a caixa e falem: Dentro desta caixa tem uma ordem a ser
cumprida por apenas uma pessoa, sem reclamações e sem ajuda dos colegas.
- Continuem falando: Esta caixa vai passar de mão em mão, ao sinal de um
comando ou quando a música começar. Ao sinal do comando (bater palma, palavra “páre”)
ou música parar, quem estiver com a caixa na mão, deverá obedecer a orientação
ou ordem contida dentro da caixa.
- Então, comecem o procedimento conforme já descrito acima. Perguntem
para o aluno que ficou com a caixa: E aí, vai abrir? Ou quer que continue?
- Façam este procedimento pelo menos 3 vezes. Na última vez, vocês falam:
agora não tem jeito, quem ficar com a caixa, vai ter que abri-la e obedecer a
ordem ali contida.
- O aluno abrirá a caixa e encontrará a seguinte ordem: “Coma o
Chocolate”.
Observação: O aluno deverá comer o chocolate, salvo havendo restrições
médicas, como por exemplo, diabetes...
- Falem: O resultado da obediência em abrir a caixa foi ganhar e saborear
um delicioso chocolate. Quando obedecemos a Deus, também somos recompensados.
Ideia original desta dinâmica desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário