Adultos - Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo
Lição 02: Sal da Terra, Luz do MundoProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Sal da Terra, Luz do Mundo, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave
para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significa.
Para o item 1, apliquem a dinâmica “Sal da Terra”.
Para o item 2, utilizem a dinâmica “Luz do Mundo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sal da Terra
Objetivo: Promover reflexão
sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.
Material:
02 saquinhos com sal
1 colher de chá
01 colher de sopa de
sal
Procedimento:
- Expliquem que o sal
representa o cristão e o copo com água está representando o mundo.
- Solicitem atenção dos
alunos para o que vocês vão realizar.
- Arrumem os 03 copos
com água sobre uma mesa.
- Coloquem:
01 saquinho de sal
dentro de 01 copo – não retirem a embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao
lado de outro copo( situação 02);
01 colher de sal no
último copo e misture( situação 03).
- Perguntem: Qual
situação melhor representa a conduta do cristão no mundo?
- Aguardem as
respostas. É comum haver votação para as três situações, com maioria para a
situação 01. Mas, como você já deve ter percebido, a situação correta é a
representada na situação 03.
- Questionem:
Para as situações 01 e
02: Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar
isolado do mundo?
Para a situação 03:
Está correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos deste mundo?
- Após os
questionamentos, leiam:
“Vois sois o sal da
terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta
senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o
sal degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
“E dizia-lhes: Vós sois
de baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23
“Não ameis o mundo, nem
o que no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se que, após os
questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos tenham
compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal da
terra.
Ideia Original
desconhecida.
Esta versão da dinâmica
por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivo: Refletir sobre a
atitude do crente como luz do mundo.
Material:
01 prato transparente
01 copo transparente
Água
01 caixa de palito de
fósforos ou isqueiro
Procedimento:
- Falem que o crente é
luz do mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do prato, em posição
vertical, observando se a mesma está firme.
- Coloquem a água no
prato, tendo cuidado para não transbordar. Falem que o crente, representando
pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está simbolizado pelo prato
e a água é a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda, que
estamos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de
gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o
copo representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não
vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida,
coloquem o copo emborcado sobre a vela.
- Perguntem: O que
aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se
apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar
deste procedimento?
- Para finalizar,
leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Ideia original desconhecida.
0 comentários:
Postar um comentário