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segunda-feira, 4 de abril de 2022

Discipulando – 2º. Ciclo: Conhecendo as Doutrinas Cristãs

Lição 02: Conhecendo a Bíblia

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Conhecendo a Bíblia, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Conhecendo a Bíblia”, que proporcionará o conhecimento sobre a organização da Bíblia.

- Posteriormente, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Conhecendo a Bíblia

Objetivo:

Conhecer a organização da Bíblia: Antigo e Novo Testamento.

Material:

 01 Bíblia para cada aluno

Nomes digitados:

. Antigo Testamento, Pentateuco, Históricos, Poéticos e Proféticos.

. Novo Testamento, Evangelhos, Histórico, Cartas e Profético.

. Nomes dos livros da Bíblia digitados e cortados separadamente

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

- Depois que vocês falarem que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus e que nEla encontramos alimento para a vida espiritual, digam que para termos conhecimento dos ensinamentos divinos, precisamos ler e estudar a Bíblia. Para isto, precisamos saber como manuseá-la.

- Solicitem aos alunos para que abram a Bíblia no índice e falem: esta é a relação nominal dos livros que compõem a Bíblia. O vocábulo “Bíblia” significa: conjunto de livros.

- Falem ainda: Aqui nós encontramos o nome do livro, abreviação desse nome, o número de capítulos e o número da página. Observem também que a Bíblia está dividida em duas partes: Antigo Testamento com 39 livros, Novo Testamento com 27. Portanto a Bíblia é composta por 66 livros.

- Agora, distribuam os nomes dos 39 livros do Antigo Testamento para os alunos. Certamente, um aluno receberá mais de um nome.

- Coloquem no quadro os seguintes nomes: Pentateuco, Históricos, Poéticos e Proféticos.

- Falem: Estes nomes referem-se a divisão dos livros do Antigo Testamento.

- Peçam para que cada aluno leia um nome do livro, por exemplo: Salmos.

- Falem: Agora, você vai fixar este nome ao lado da palavra “Poéticos”.

Este procedimento deve acontecer até que todos os 39 livros sejam mencionados.

- Depois, vocês fazem a mesma coisa com relação aos livros do Novo Testamento, usando as palavras Evangelhos, Histórico, Cartas e Profético.

- Para concluir, falem da importância da leitura bíblica e da obediência a Palavra de Deus.

Por Sulamita Macedo.

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