Adolescentes Currículo 2022: As Parábolas de
Jesus são Vivas
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição:
O Semeador e a sua semente, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Mais
Doce que o Mel”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Mais Doce que o Mel
Objetivo: Refletir sobre qual o
tipo de coração está sendo lançado o ensino da Palavra de Deus.
Material:
Desenho de um caminho
com aves, pedras e figura de sol, espinhos, terra fértil e sementes.
Figuras das 4 situações
apresentadas na parábola do Semeador.
01 sachê de mel ou bala
de mel
Procedimento:
- Leiam a parábola do
semeador – Mt 13. 3 a 8.
À medida que a leitura
for efetuada, vocês apresentam figuras que dizem respeito as 4 situações da
parábola.
Se preferir, vocês podem
utilizar material, como: desenho de um caminho com aves, pedras e figura de
sol, espinhos, terra fértil e sementes.
- Dividam a turma em 04
grupos e passem o material ou a figura referente a cada situação (uma para cada
grupo).
- Orientem para que cada
grupo reflita sobre a situação da parábola, associando-a ao ensino da Palavra de
Deus nos dias atuais.
- Em seguida, os grupos
devem apresentar o resultado de forma objetiva.
- Apresentem a figura do
coração e falem: Que o nosso coração esteja com solo preparado e fértil para
receber a semente que é a Palavra de Deus.
- Depois, leiam Sl
119.103: “Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que
o mel à minha boca”.
- Para finalizar,
entreguem para cada aluno 01 sachê de mel ou bala de mel.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário