Adolescentes Currículo 2022: As Parábolas de Jesus são Vivas
Lição 05: O reino de Deus e as sementesProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição:
O reino de Deus e as sementes, escrevendo no quadro branco. Utilizem
marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para finalizar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “A semente e o
Reino”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A semente e o Reino
Objetivo:
Contextualizar o tema da parábola “Semente de Mostarda” com crescimento
do reino de Deus nos dias de hoje, através
da propagação do evangelho
Material:
Os numerais 12, 120 e 3000 digitados em tamanho grande
Quadro branco ou cartolina
01 marcador para quadro branco ou pincel atômico
Procedimento:
– Organizem os alunos em círculo.
– Acabamos de estudar sobre 02 parábolas que tratam do crescimento do
reino de Deus.
- Jesus iniciou seu ministério com 12 discípulos. (Coloquem no quadro o
numeral 12).
– Perguntem: Quantas pessoas estavam no cenáculo esperando a descida do
Espírito Santo?
Espera-se que os alunos falem que eram quase 120 pessoas(Atos 1.15).
– Falem:
Estas quase 120 pessoas formaram o primeiro grupo da Igreja(coloquem no
quadro o numeral 120).
Neste mesmo dia, da descida do Espírito Santo, outras 3000 pessoas
também somaram a estes 120(coloquem no quadro o numeral 3000), após o discurso
de Pedro. E assim a Igreja foi aumentando.
Leiam, Atos 2. 37 a 41.
– Falem: Jesus começou com 12 discípulos, no início da igreja eram quase
120, depois mais 3000 e eu(dizer seu nome) também faço parte dela, e … (falar
os nomes dos alunos da direita para a esquerda).
– Agora, peçam para que os alunos façam a mesma coisa, um de cada vez:
Jesus começou com 12 discípulos, no início da igreja eram 120, depois
mais 3000 e eu também faço parte dela, e…(falar os nomes dos colegas da direita
para a esquerda).
À medida que os alunos forem falando, vocês escrevem os nomes deles na
cartolina.
– Apresentem um globo terrestre ou uma figura dele, colocando no quadro.
– Para finalizar, peçam para que os alunos falem: Eu devo cumprir o Ide
de Jesus e falar da salvação, promovendo o crescimento do reino de Deus nos
dias atuais.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário