Discipulando – 2º. Ciclo: Conhecendo as Doutrinas Cristãs
Lição 04: Crendo no Deus TrinoProfessoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título
da lição: Crendo no Deus Trino, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Falem que nesta aula, vamos estudar sobre Trindade.
- Perguntem o que eles sabem sobre isto.
Mesmo que seus alunos sejam novos convertidos, eles têm ideia do que
seja Trindade ou já ouviram falar sobre isto, mesmo que se forma superficial.
Aguardem as respostas.
- Depois, organizem as ideias sobre Trindade partindo do que os alunos
apontaram e acrescentem outras ideias, chegando a afirmação de que a Trindade
se refere a um Deus trino: Pai, Filho e Espírito Santo.
- Para exemplificar o conceito de Trindade, apliquem a dinâmica “3 em
1”.
- Posteriormente, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: 3 em 1
Objetivo: Exemplificar de forma simples o conceito de Trindade.
Material:
01 caneta
01 copo grande transparente
01 colher de leite em pó
01 colher de açúcar
Procedimento:
- Falem: Para exemplificar e melhorar o
entendimento sobre Trindade, vejam este exemplo:
Apresentem a caneta e retirem a tampa e a carga.
Falem: Aqui há 03 componentes que compõem a
caneta. Separadamente, eles não formam a caneta.
Agora, coloquem a carga e depois a tampa. Observem
que agora a caneta está formada por completo. Assim, também é a Trindade, 03
pessoas, mas um único Deus.
- Para exemplificar a função de cada pessoa da
Trindade, vejam este exemplo:
Apresentem um copo grande e transparente com
café(líquido), uma colher de leite em pó e de açúcar.
Perguntem: O Sabor destes 03 alimentos são iguais?
Certamente que vão dizer que não são iguais.
Enfatizem que cada um tem um sabor diferente do
outro.
Falem, dessa forma é Trindade, cada pessoa tem sua
função, mas formam um Deus.
Agora, juntem o leite, o açúcar e o café.
- Falem: A Trindade é assim, desta forma final:
São 03 em 01, isto é, 03 pessoas que cumprem funções diferentes, mas que são
um.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário