Adolescentes Currículo
2022: As Parábolas de Jesus são Vivas
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição:
A Obediência verdadeira, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para exemplificar o item II, utilizem a dinâmica “O Caminho da verdadeira obediência”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Caminho da verdadeira obediência
Objetivo:
Refletir os resultados da obediência.
Materiais:
01
caixa com tampa
01
chocolate
Fita
adesiva para fixar o chocolate dentro da caixa
A
Expressão digitada “Coma o chocolate”. Este papel deverá ser colocado dentro da
caixa, encobrindo o chocolate.
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
Observação: O nome da dinâmica não deve ser mencionado para o
alunos, pois perderá toda a surpresa e expectativa.
-
Apresentem a caixa e falem: Dentro desta caixa tem uma ordem a ser cumprida por
apenas uma pessoa, sem reclamações e sem ajuda dos colegas.
-
Continuem falando: Esta caixa vai passar de mão em mão, ao sinal de um comando
ou quando a música começar.
Ao
sinal do comando (bater palma, palavra pare) ou a música parar, quem estiver
com a caixa na mão, deverá obedecer a orientação ou ordem contida dentro da
caixa.
-
Então, comecem o procedimento conforme já descrito acima.
Perguntem
para o aluno que ficou com a caixa:
E
aí, vai abrir? Está com medo? Ou quer que continue?
-
Façam este procedimento pelo menos 3 vezes. Na última vez, vocês falam: agora
não tem jeito, quem ficar com a caixa, vai ter que abri-la e obedecer a ordem
ali contida.
- O
aluno abrirá a caixa e encontrará a seguinte ordem: “Coma o Chocolate”.
Observação:
O aluno deverá comer o chocolate, salvo havendo restrições médicas, como por
exemplo, diabetes...
-
Falem: O chocolate representa o resultado positivo decorrente da obediência. Quando obedecemos a Deus, somos agraciados por
Ele.
Observação:
Pode
acontecer 02 situações descritas abaixo:
Algum
aluno pode ter dito que ia abrir e depois desistiu.
Algum
aluno pode ter dito que não ia abrir e depois quis abrir ou abriu.
-
Leiam a parábola dos Dois Filhos(Lucas 15.11 a 32) ou mencione a atitudes dos
dois filhos correlacionando-as com as 02 situações acima.
- Depois,
trabalhem o conteúdo da lição.
Ideia
original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário