Adolescentes Currículo 2022: As Parábolas de Jesus são Vivas
Lição 08: Você está preparado?Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição:
Você
está preparado?, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Para
ilustrar a parábola das 10 virgens, utilizem a dinâmica “Festa de Casamento”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Festa de Casamento
Objetivo:
Ilustrar e estudar sobre a parábola das 10 Virgens, através de uma encenação
rápida.
Material:
05 caixas de palito de
fósforos
05 caixas de palito de fósforos
vazia
01 véu de noiva pequeno
Procedimento:
- Falem: A parábola das 10
virgens trata de uma festa de casamento. Naquela época e naquele lugar, o noivo
ia ao encontro da noiva na casa do pai dela, levando consigo os familiares e
amigos, que cantavam e conduziam tochas para iluminar o caminho, pois não havia
energia elétrica. Após o encontro do noivo com a noiva, eles e os convidados
iam para a festa de casamento.
- Falem: Vamos fazer aqui uma
encenação sobre a parábola.
- Dependendo da quantidade dos
alunos, vocês formam 01 casal(menino e menina) e os demais farão o papel das
“moças prudentes e imprudentes”.
- Entreguem velas para os
alunos e 01 caixa de palito de fósforos para as “moças” prudentes.
Da mesma forma, entreguem
velas para os alunos e 01 caixa de palito de fósforos vazia para as “moças”
imprudentes.
- Organizem um lugar para ser
a casa da noiva e coloquem um véu sobre a cabeça dela.
- Peçam para que os dois
grupos se posicionem formando um caminho.
- Então, peçam para que o
noivo comece a caminhada até a casa da noiva.
Quando ele começar a andar
pelo caminho, vocês(professores) falem alto: Lá vem o noivo.
Neste momento, os dois grupos
devem acender as velas, somente 01 grupo vai conseguir(as prudentes) e seguirão
o noivo até a casa da noiva.
O outro grupo que não
conseguiu acender as velas deve pedir ao outro grupo palitos de fósforo, mas
deve ser negado. Elas saem para comprar azeite e quando retornam batem na porta
que está fechada, mas não será aberta.
- Agora, trabalhem o
significado da parábola.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário