Discipulando – 2º. Ciclo: Conhecendo as Doutrinas Cristãs
Lição 06: Crendo em Jesus CristoProfessoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Crendo em
Jesus Cristo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Falem: Na aula passada estudamos que cremos em Deus Pai. Hoje, vamos estudar
que cremos em Jesus Cristo.
-
Depois, apliquem a dinâmica “Quem é Jesus?”.
- Posteriormente, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Quem é Jesus?
Objetivo: Introduzir o estudo
sobre Jesus.
Material:
Palavra JESUS digitada
½ folha de papel ofício
para cada aluno
Pincel atômico
05 Envelopes
Expressões digitadas:
Personagem mais importante da História, Grande Filósofo, Comunista,
Revolucionário Político, Idealista Religioso, Homem polêmico.
Digitar esta pergunta:
“Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”
Digitar estas
respostas: Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Digitar esta pergunta:
“E vós, quem dizem que eu sou?”
Digitar esta resposta:
Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Digitar esta pergunta:
“E vós, quem dizem que eu sou?”
Digitar esta resposta:
“Tu és o Cristo, o Filho de Deus
vivo”(Mt 16.16)
Digitar: a.C(antes de
Cristo) e d.C(depois de Cristo).
Dias antes da aula:
Enumerar os envelopes
de 01 a 05.
Colocar no envelope 01
as expressões: Personagem mais importante da História, Grande filósofo,
Comunista, Revolucionário Político, Idealista Religioso, Homem polêmico.
Colocar no envelope 02
a pergunta: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” (Esta pergunta deve
estar escrita num balão de diálogo, daquele tipo de história em quadrinho).
Colocar esta resposta
no envelope 03: Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas.
Colocar a pergunta a
seguir no envelope 04: “E vós, quem dizem que eu sou?”
Colocar esta resposta
no envelope 05: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Durante aula:
- Organizem os alunos
em círculo.
- Coloquem no centro do
círculo a palavra JESUS.
- Perguntem para os
alunos: Para vocês quem é Jesus?
Entreguem para cada
aluno meia folha de papel ofício e peçam para que eles escrevam as respostas.
- Coloquem estas
respostas ao redor da palavra JESUS.
- Entreguem para um
aluno o envelope 01 e peçam para que abra e leia o conteúdo e coloquem ao redor
da palavra JESUS.
Personagem mais
importante da história, Um grande filósofo, Um comunista, Um revolucionário
político, Idealista religioso, Homem polêmico
- Falem: Estas palavras
ou expressões representam aquilo que muitas pessoas sabem ou entendem sobre
Jesus.
- Entreguem o envelope 02 para um aluno e
peçam para que ele abra e leia.
“Quem dizem os homens
ser o Filho do homem?”(Mt 16.13b)
Esta pergunta deve
estar escrita num balão de diálogo, daquele tipo de história em quadrinho.
Coloquem esta pergunta
bem perto do nome JESUS, para indicar que foi realizada por Jesus.
- Falem: Esta pergunta
Jesus dirigiu aos seus discípulos.
- Agora, entreguem o
envelope 03 a outro aluno e peçam para que leia a resposta dos discípulos(Mt
16.14)
Uns João Batista,
Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Coloquem estas palavras
ao redor do nome JESUS.
- Agora, entreguem o
envelope 04 para outro aluno e peçam para que abra.
Ele vai ler: “E vós,
quem dizem que eu sou?”(Mt 16.15)
- Agora, entreguem o
último envelope(05) para outro aluno e peçam para que leia.
“Tu és o Cristo, o
Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Falem que esta resposta
foi de Simão Pedro, um dos discípulos de Jesus.
- Falem: Estamos vendo aqui
várias opiniões sobre quem é Jesus.
- Depois, façam uma
breve reflexão sobre as respostas que estão ao redor do nome JESUS.
- Depois, perguntem:
Por que o nome JESUS está no centro destas palavras?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos
falem que a influência de Jesus sobre as pessoas é muito grande e importante e
tão significativa que a História está dividida assim: a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de Cristo).
- Coloquem abaixo do
nome JESUS: a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de Cristo).
- Agora, falem: Vamos
aprofundar o nosso conhecimento sobre Jesus através da lição de hoje.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário