Jovens: O Perigo das Tentações: As orientações da Palavra de Deus de como resistir e ter uma vida vitoriosa
Lição 09: Pedras poderiam se tornar pãesProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria
e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Pedras poderiam se
tornar pães. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Para exemplificar a importância de resistir as tentações, utilizem a dinâmica
“Resistindo
as tentações”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Resistindo as tentações
Objetivo: Refletir sobre a
vigilância quanto as investidas do Diabo.
Material: não precisa
Recursos humanos: os alunos.
Procedimento:– Organizem os alunos em círculo, deixando apenas 01 aluno fora.
– Orientem o aluno que está fora do círculo que ele será o “inimigo” e
seu objetivo será o de penetrar no círculo, mas não precisa derrubar nem
machucar ninguém.
– Orientem para que o círculo esteja bem fechado, isto é, os alunos devem
ficar bem próximos, para que não haja espaço para o inimigo penetrar no
círculo.
– Depois, falem para os demais alunos quem é o “inimigo” e que ele vai
procurar entrar no círculo, mas que eles devem resistir a estas investidas.
– Então, peçam para que comecem a atividade.
– Observem as tentativas do “inimigo” e a resistência dos alunos do
círculo.
– Vocês podem fazer outras tentativas, trocando o “inimigo” por outro
aluno que está no círculo.
– Pode haver dois resultados:
O inimigo não conseguir entrar no círculo
O inimigo conseguir entrar no círculo
Mas, qualquer que seja o resultado, falem que esta demonstração nos
alerta quanto a importância da vigilância espiritual, resistindo ao Diabo.
- Depois, leiam:
“Não deis lugar ao diabo”(Efésios 4:27).
“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”(Tiago
4:7).
Ideia original desconhecida quanto ao uso do círculo fechado.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário