Jovens: O Perigo das Tentações: As orientações da Palavra de Deus de como resistir e ter uma vida vitoriosa
Lição 10: Interpretando erroneamente as escriturasProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria
e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição,
escrevendo no quadro:
Interpretando
erroneamente as escrituras. Para isto utilizem um marcador de quadro
branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
- Depois, utilizem a dinâmica “O Texto e
o contexto”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Texto e o contexto
Objetivo: Introduzir o estudo
sobre a importância das regras de interpretação bíblica e do contexto.
Material:
01 marcador para quadro branco
Procedimento:
- Escrevam no quadro a palavra “Fake News”.
- Perguntem: O que são Fake News?
Aguardem as respostas.
Certamente vão girar em torno de que são informações falsas que são
divulgadas na internet como se fossem verdadeiras.
Pode-se também acrescentar a interpretação errônea de um texto ou
situação, de forma deliberada ou por falta de cuidado na leitura.
- Peçam para que os alunos apontem apenas 02 Fake News veiculadas
recentemente.
Analisem com os alunos o que pode levar alguém a divulgar um tipo de
informação desta e as consequências para quem acredita.
- Depois, falem:
A Bíblia não veicula informações falsas. Os seus leitores devem observar
as regras de interpretação bíblica e o contexto em que está inserido o texto em
estudo para que não seja entendido de forma equivocada, propagando informações
não verdadeiras, trazendo confusão e consequências negativas para si e para os
outros.
No relato da segunda tentação de Jesus, o Diabo distorceu as Escrituras
sem observar o contexto.
E é sobre isto que vamos estudar na lição de hoje. Vamos começar?
- Para finalizar, leiam o que Bíblia adverte:
“Procura apresentar-te a Deus
aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a
palavra da verdade”(II Timóteo 2:15).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário