Adolescentes Currículo
2022: As Parábolas de Jesus são Vivas
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição:
Achados e perdidos no reino, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
- Para iniciar o estudo da
lição, utilizem a dinâmica “A
Ovelha Perdida”.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
A Ovelha Perdida
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a parábola da Ovelha Perdida.
Cadeiras
Procedimento:
- Organizem as cadeiras em círculo.
- Os alunos devem permanecer fora do círculo.
- Falem: Vamos fazer de conta que aqui é um aprisco, isto
é, um lugar onde os pastores levavam as ovelhas.
Neste momento, andem com os alunos pela sala, fazendo
voltas se houver espaço até
chegar ao aprisco, entrando com os alunos no
círculo.
- Depois, comecem a contar os alunos, aqui representando as
ovelhas.
- Em seguida, falem: Está faltando 01 ovelha!
Observação: vocês devem combinar com um aluno para se
esconder em local próximo a sala. Este combinado deve acontecer antes da aula
começar.
- Agora, comecem a procurar a “ovelha perdida”.
- Para finalizar, cheguem com a ovelha e de forma alegre
diga: Encontrei a “ovelha perdida”.
- Em seguida, falem: Na aula de hoje, vamos estudar sobre a
Parábola da Ovelha Perdida.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário