Adultos - Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo
Lição 06: Expressando Palavras HonestasProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Expressando
Palavras Honestas, escrevendo no quadro branco, utilizando um
marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo da lição, apliquem a dinâmica “Sim, sim.
Não, não!”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sim, sim.
Não, não!
Objetivo: Refletir sobre a
importância de transmitir informações de forma verdadeira.
Material: um pequeno
texto(postado no procedimento)
Procedimento:
- Preparem um pequeno
texto contendo várias informações, como por exemplo:
“Fui em uma doceria e
escolhi: chocolates, balas de vários sabores, pirulitos, 01 pipoca doce e 02
salgadas, pastilhas, 7 chicletes, torrones, jujubas, 01 garrafa de água. Fui
para a fila do caixa para pagar, mas, quando chegou minha vez de ser atendido,
o sistema saiu do ar e moça se desculpou e disse que eu teria que esperar, se
pudesse. Reclamei e pedi para fazer a soma de outra forma, mas não foi
possível. Esperei ainda 30 minutos, não houve jeito e acabei desistindo”.
- Escolham 8 a 10 alunos e os posicionem na frente da classe, um ao lado do outro.
- Expliquem que vocês
vão transmitir uma mensagem, oralmente, para o primeiro aluno e este passará as
informações para o colega ao lado e assim sucessivamente, até chegar ao último.
Esclareçam que a mensagem deve ser transmitida de forma que ninguém escute, com
exceção daquele que está recebendo-a.
- Peçam para que o
último aluno fale qual a mensagem que recebeu. Com certeza, a mensagem estará
truncada, distorcida, errada.
- Em seguida, revelem a
mensagem inicialmente transmitida.
- Concluam, dizendo que
embora seja uma brincadeira, extraímos lições preciosas, tais como: a
importância de transmitir o que ouvimos de alguém corretamente, não mentir, não
enganar. Aproveitando o tema da lição, reforce a autenticidade que deve haver
nas nossas palavras e atitudes.
Ideia original da
técnica do “telefone sem fio” desconhecida.
0 comentários:
Postar um comentário