Juvenis Currículo 2022: Uma viagem pelo Novo Testamento
Lição 08: O evangelho de LucasProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título
da lição: O
evangelho de Lucas. Vocês podem
escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Lucas – o Evangelho do Espírito
Santo”
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Lucas – o Evangelho do Espírito Santo
Objetivo:
Refletir sobre os tesouros que recebemos de Deus, enfatizando que o Espírito
Santo faz morada naquela que aceita Jesus, como seu salvador.
Material:
01
vaso de barro pequeno
01
caixa revestida com papel dourado
¼ de
uma folha de papel ofício com o nome Espírito Santo.
Procedimento:
-
Leiam Gn 2.7a: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra...”
-
Apresentem um vaso de barro e falem que este objeto representa nosso corpo, as
pessoas, a humanidade.
-
Falem: O homem gozava de um relacionamento precioso com Deus, mas com o pecado,
o homem perdeu este tesouro (retire a caixa dourada do vaso).
O
homem perdeu a comunhão com Deus e ficou separado dEle, porém Deus por seu
grande amor proveu a religação, através da salvação por meio de Jesus Cristo.
Há
dois grupos: os que não aceitam, preferindo permanecer sem o tesouro e os que
aceitam, optando pelo resgate do tesouro.
Leiam
II Co 4. 4, 5 e 7 e falem: Os que aceitam Jesus como Salvador, tem dentro de si
um tesouro(coloquem a caixa dourada dentro do vaso).
Falem
também: Desde a conversão e no caminhar cristão, o Espírito Santo vem atuando
em nossas vidas e recebemos dádivas espirituais, tesouros.
-
Então, retirem do vaso a caixinha dourada e peçam para que 01 aluno abra pra
ver o que é o tesouro. O aluno deverá ler o que contém o papel: Espírito Santo.
-
Concluam, afirmando que o assunto da lição é sobre Lucas(o 4º livro do Novo
Testamento) que também pode ser chamado de “O Evangelho do Espírito Santo”, no
qual é citado muitas vezes por causa de sua ação poderosa no relato lucano.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário