Lição 10: O
amor na prática
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: O amor na prática, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Para
concluir, utilizem a dinâmica “Eu,
um samaritano!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Eu, um samaritano!
Objetivo:
Refletir sobre a prática da ação social individual ou coletiva.
Bíblia
06 alunos: o narrador, o homem
espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro.
Procedimento:
- Organizem 06 alunos para
realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este
tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro
ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.
- O texto da parábola
encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver lendo, os demais
“atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
- Após a encenação, reflitam
sobre qual tem sido nossa atitude diante daquele que necessita de socorro.
Leiam Tg 2. 15 a 17.
- Organizem, com seus alunos,
ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de
visita, de remédio, de roupas etc.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário