Adultos - Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo
Lição 08: Sendo verdadeirosProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Sendo Verdadeiros, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- No item I da lição aparecerá a palavra “Hipocrisia”.
Perguntem para os alunos o que significa a palavra “Hipocrisia”. Aguardem
as respostas. Se necessário, acrescentem outras informações.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.
- Ainda sobre a hipocrisia, apresentem a figura abaixo e reflitam com os
alunos sobre a verdadeira ou falsa motivação para ajudar o próximo. Figura é um
recurso didático, serve para ilustrar a apresentação e chama a atenção dos
alunos.
- Para ilustrar o item II da lição(Auxiliando o próximo sem alarde), utilizem a dinâmica “Generosidade”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Generosidade
Objetivos:
Ilustrar a importância da generosidade em ajudar o próximo, com motivações
corretas.
Enfatizar a importância da ajuda aos necessitados
Material:
02 pãezinhos para a metade da turma. Cada pãezinho deve estar dentro de
um saquinho transparente.
- Distribuam os 02 pãezinhos somente para a metade da turma. E, continuem
falando sobre o tema da aula e observem as reações dos alunos.
Alguém certamente falará que não recebeu, outro vai dizer que quer
receber, outro vai questionar a razão de não ter para todos etc.
- Então, falem: As condições financeiras não são iguais para todos, há
pessoas que têm o que comer diariamente, outras que estão passando por
situações difíceis.
- Mas, perguntem: Como podemos resolver esta situação da falta dos pãezinhos
vivenciada, agora, por vocês?
Aguardem que algum aluno tenha a iniciativa de repartir os pãezinhos com
o colega que não tem.
- Depois, falem: É assim que deve ser nosso comportamento com aqueles que
estão passando necessidade, o amor em ação nada mais é que a solidariedade, a generosidade
praticada com motivação correta.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
- Para finalizar a aula, organizem, com seus alunos, ações para
atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de
remédio, de roupas etc.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário