Adolescentes Currículo 2022: As Parábolas de Jesus são Vivas
Lição 08: Uma parábola sobre IsraelProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição:
Uma parábola sobre Israel, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Para concluir, utilizem a dinâmica “Vida Frutífera.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Vida Frutífera
Objetivos:
Refletir sobre o cuidado que devemos ter com nossa vida espiritual e
moral.
Alertar sobre a apostasia e a infidelidade a Deus.
Material:
½ folha de papel ofício para cada aluno
– Distribuam a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
– Orientem para que eles desenhem uma semente (do lado esquerdo) e uma
árvore com raízes a mostra( do lado direito).
– Agora, solicitem que eles façam o seguinte:
Ao lado das raízes, o aluno deverá escrever em que ou em quem está
alicerçado.
Está firmado em Deus ou sua fé está cambaleante com poucas raízes?
Continua firme ou qualquer vento mais forte quer derrubá-la? É bom ter cuidado
com a apostasia e com os falsos mestres.
No solo, deverá escrever qual o tipo de solo em que a semente e a árvore
estão plantadas. Também como este solo tem sido tratado para que sua vida
espiritual frutifique.
Na copa da árvore, deverá desenhar frutos. Que tipo de frutos tem o
aluno colhido na sua árvore espiritual. Como tem se apresentado em todas as
estações de sua vida?
- Depois, leiam: “Produzi pois frutos dignos de arrependimento” (Mt
3.8).
“Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que
dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos, pela
palavra que vos tenho falado” (Jo 15. 2,3).
– Para concluir, falem: Temos plantado boas sementes em solos bem
preparados, receptivos a Palavra de Deus? Não façamos como o povo de Israel,
com o solo do coração endurecido, rejeitou Deus, com apostasia, infidelidade.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário