Adolescentes Currículo 2022: Como Viver no Mundo à Luz da Bíblia
Lição 02: Compreendendo o que é amor-próprioProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Compreendendo o que é amor-próprio, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Autoestima”.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Autoestima
Objetivos:
Refletir sobre o que pode causar a autoestima baixa e as ações para minimizá-la.
Iniciar o estudo sobre autoestima.
01 mochila
Objetos pesados que caibam dentro da mochila
Nomes digitados(ver no procedimento)
01 quadro branco ou 01 cartolina
01 tubo de cola
Procedimento:
Dias antes da aula:
- Digitem as expressões abaixo, separem cada uma e coloquem dentro da mochila:
traumas pessoais, más influências das mídias sociais, busca por aprovação e
aceitação constante, padrão de beleza ideal, Bullying, medo de rejeição, pouco
valor de si mesmo, ansiedade, auto crítica exagerada, palavras negativas das
pessoas ao seu redor.
- Digitem os versículos abaixo e coloquem dentro de um bolso da mochila:
“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de
toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande
mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti
mesmo”(Mateus 22:37-39).
Na aula:
- Organizem os alunos em círculo.
- Perguntem para os alunos o que eles entendem sobre autoestima ou
amor-próprio.
Aguardem as respostas.
Espera-se que eles falem que se refere a gostar de si mesmo, valorizando
quem ele é.
De acordo com o dicionário: “Autoestima é a qualidade de quem se
valoriza, está satisfeito com seu modo de ser, com sua forma de pensar ou com
sua aparência física, expressando confiança em suas ações e opiniões” (Dicionário
online).
- Coloquem no meio do círculo uma mochila organizada conforme a
orientação já mencionada acima.
- Depois, solicitem para que um aluno pegue a mochila, coloque-a nas
costas e ande dentro do círculo, pelo menos duas vezes. Com certeza ele terá
dificuldade em conduzi-la devido ao peso e o incômodo em carregá-la.
- Depois, falem: O que significa andar em círculo?
Significa que a pessoa não encontra saída para a situação que está lhe
perturbando.
- Perguntem: O que pode ter dentro desta mochila?
Então, abram a mochila diante de todos e retirem os objetos pesados e os
papéis com as expressões que se referem a autoestima baixa.
Leiam cada uma e coloquem em local visível, como em um quadro branco ou
cartolina.
Durante a aula, comentem sobre cada expressão. Observem o que os alunos
têm a dizer sobre o tema e a reação deles diante disto.
- Para finalizar, enfatizem a importância de gostar de si próprio,
descartando ou minimizando ações e sentimentos negativos, deixando o fardo
leve, como está a mochila agora(apontar para a mochila vazia).
- Falem: Mas, o que será que tem dentro deste bolso da mochila?
Então, pequem um papel com o versículo abaixo e leiam os versículos de Mateus
22. 37 a 39.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário