Dinâmica: Autoestima
Objetivos:
Iniciar o estudo sobre autoestima.
Refletir sobre o que pode causar a autoestima baixa e as ações para minimizá-la.
01 mochila
Objetos pesados que caibam dentro da mochila
Nomes digitados(ver no procedimento)
01 quadro branco ou 01 cartolina
01 tubo de cola
Procedimento:
Dias antes da aula:
- Digitem as expressões abaixo, separem cada uma e coloquem dentro da
mochila: traumas pessoais, más influências das mídias sociais, busca por
aprovação e aceitação constante, padrão de beleza ideal, Bullying, medo de
rejeição, pouco valor de si mesmo, ansiedade, auto crítica exagerada, palavras
negativas das pessoas ao seu redor.
- Digitem os versículos abaixo e coloquem dentro de um bolso da mochila:
“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de
toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande
mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti
mesmo”(Mateus 22:37-39).
Na aula:
- Organizem os alunos em círculo.
- Perguntem para os alunos o que eles entendem sobre autoestima ou amor-próprio.
Aguardem as respostas.
Espera-se que eles falem que se refere a gostar de si mesmo, valorizando
quem ele é.
De acordo com o dicionário: “Autoestima é a qualidade de quem se
valoriza, está satisfeito com seu modo de ser, com sua forma de pensar ou com
sua aparência física, expressando confiança em suas ações e opiniões” (Dicionário
online).
- Coloquem no meio do círculo uma mochila organizada conforme a
orientação já mencionada acima.
- Depois, solicitem para que um aluno pegue a mochila, coloque-a nas
costas e ande dentro do círculo, pelo menos duas vezes. Com certeza ele terá
dificuldade em conduzi-la devido ao peso e o incômodo em carregá-la.
- Depois, falem: O que significa andar em círculo?
Significa que a pessoa não encontra saída para a situação que está lhe
perturbando.
- Perguntem: O que pode ter dentro desta mochila?
Então, abram a mochila diante de todos e retirem os objetos pesados e os
papéis com as expressões que se referem a autoestima baixa.
Leiam cada uma e coloquem em local visível, como em um quadro branco ou
cartolina.
Durante a aula, comentem sobre cada expressão. Observem o que os alunos
têm a dizer sobre o tema e a reação deles diante disto.
- Para finalizar, enfatizem a importância de gostar de si próprio, descartando
ou minimizando ações e sentimentos negativos, deixando o fardo leve, como está
a mochila agora(apontar para a mochila vazia).
- Falem: Mas, o que será que tem dentro deste bolso da mochila?
Então, pequem um papel com o versículo abaixo e leiam os versículos de
Mateus 22. 37 a 39.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário