Pré-adolescentes Currículo 2022 - Conselhos de Provérbios para o Pré-Adolescente Cristão
Lição 02: Sobre as Falsas AmizadesProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição:
Sobre as Falsas Amizades,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo da
lição, apliquem a dinâmica “Amizade”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Amizade
Objetivo:
Refletir sobre as verdadeiras e falsas amizades.
Material: uma
venda para cada dupla.
Procedimento:
- Dividam os alunos em duplas.
- Forneçam para cada dupla uma
venda, que pode ser um lenço, um pedaço de tecido etc.
- Deem as seguintes
informações:
O outro colega dará
orientações de como ele andar pela sala, por exemplo: Siga em frente! Dobre à
direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás!
etc.
Depois, eles trocarão de
lugar.
- Para começar a atividade,
façam uma mudança na organização das cadeiras e nos outros objetos da sala para
dificultar a atividade.
- Quando o aluno estiver com a
venda nos olhos, o outro colega deverá movimentá-lo, para que ele mude de
posição e dessa forma ele não saberá para onde ir, tendo que obedecer ao
colega.
- Dadas as informações, os
alunos deverão começar atividade.
- Depois, organizem os alunos
em círculos e peçam para que as duplas falem sobre a atividade, vejam algumas
indagações que podem ser feitas:
Como você se sentiu sendo
guiado pelo amigo?
O amigo transmitiu confiança?
O aluno que usava a venda
executou os comandos que o outro falava?
Aguardem os relatos.
- Em seguida, reflitam sobre
as respostas dos alunos, enfatizando a importância da segurança, confiança que
deve haver entre bons amigos, mas que às vezes há amigos que podem conduzir por
caminhos inadequados.
- Depois, pequem uma venda e
falem: a venda, numa amizade, pode representar a confiança que temos nos
amigos, mas é necessário cuidado e ficar atento com as boas e más influências.
- Falem ainda: Jesus é o
melhor amigo, nEle vocês podem confiar!
- Para concluir, leiam: “Quem
anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal” Pv 13.20(NTLH).
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário