Adolescentes Currículo 2022: Como Viver no Mundo à Luz da Bíblia
Lição 04: Aprendendo a fazer boas escolhas
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Aprendendo a fazer boas escolhas, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Bumerangue”.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Bumerangue
Objetivo:
Refletir sobre o princípio da semeadura e da colheita.
Material:
01 bumerangue(pode ser feito
de vários materiais)
01 cesta pequena com sementes
variadas.
01 copo descartável
pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
- Leiam Gl 6.7 “... tudo o que
o homem semear, isso também ceifará”
- Falem: Este é o princípio da
semeadura e da colheita.
- Perguntem o que os alunos
entendem sobre isto.
Aguardem as respostas.
- Depois, apresentem um bumerangue
e perguntem como funciona.
Aguardem as respostas.
Espera-se que falem que o
bumerangue é um objeto de arremesso e que ao ser lançado, volta à mão daquele
que o arremessou.
- Falem: A lei da semeadura é
como um bumerangue, você vai ter de volta, vai sentir as consequências daquilo
que falou e praticou.
- Perguntem: Que tipo de
sementes estamos semeado? O que estamos colhendo?
- Distribuam 01 copo
descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
- Passem para os alunos a
cesta com as sementes e solicitem para que eles retirem no máximo 05 unidades
diferentes e coloque-as no copo.
- Depois, orientem para que os
alunos falem sobre as ações, representadas pelas sementes, que eles desejam
cultivar em suas vidas para que tenha êxito no seu relacionamento com Deus e
com o próximo.
- Agora, repitam a leitura de
Gl 6. 7.
- Reflitam ainda: Já imaginou
a quantidade do que vocês podem receber de volta daquilo que estão plantando?
- Leiam II Co 9.6 “...O que
semeia pouco, pouco também ceifará; o que semeia em abundância em abundância
também ceifará.”
- Analisem ainda que há
sementes que germinam com facilidade, mas há outras que precisam de cuidados
especiais para que brotem.
Depois façam uma relação disto
com as sementes que estamos cultivando, quais delas necessitam de maiores
cuidados e tentativas para produzir frutos.
- Para finalizar, leiam Gl
5.22.
Por Sulamita Macedo.
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