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segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Pré-adolescentes Currículo 2022 - Conselhos de Provérbios para o Pré-Adolescente Cristão

Lição 03: A Sabedoria e o Temor do Senhor

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: A Sabedoria e o Temor do Senhor, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.

 Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo da lição, apliquem a dinâmica “

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Quer Sabedoria?

Objetivo: Iniciar o estudo sobre o “temor ao Senhor é o princípio da sabedoria”(Pv 1.7).

Material:

01 caixa

Nome SABEDORIA digitado

Envelopes pequenos(quantidade depende do número de alunos)

Papel pequeno com o versículo de Tg 3.17 digitado(01 para cada envelope)

01 pincel atômico ou um marcador para quadro branco

01 cartolina ou um quadro branco

Procedimento:

Antes da realização da dinâmica:

Organizar o material da seguinte forma:

Colar o nome SABEDORIA fora da caixa

Colocar o versículo de Tg 3.17 dentro de cada envelope

Colocar os envelopes dentro da caixa

Momento de realização da dinâmica:

- Peguem a caixa com o nome “Sabedoria”, entreguem para um aluno. Peçam para que ele fique em pé diante da turma.

- Depois, peçam para outro aluno ler Tg 1.5:

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”.

- Quando o aluno estiver lendo a parte do versículo “...peça a Deus...”, apontem para o aluno que está com a caixa.

Aguardem que os alunos peçam sabedoria, o aluno que está com a caixa deve distribuir “sabedoria” apenas para quem pediu. Se ninguém percebeu que deve pedir, o versículo deve ser lido novamente, até que pelo menos alguns peçam.

- Falem: Este é um pedido importante.

- Depois, os alunos devem abrir o envelope e ler seu conteúdo:

“Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia”. Tiago 3:17

 - Depois, escrevam no quadro as 08 características da sabedoria que Deus nos concede. Vocês devem escrever à medida que os alunos citarem cada uma delas.

- Para finalizar, leiam:

 “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”(Provérbios 1:7).

Que tal aprofundarmos mais sobre este tema?

Por Sulamita Macedo.

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