Juvenis Currículo 2022: Andando em Amor
Lição 04: Amor - Próprio: "Amar como a ti mesmo"Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: Amor - Próprio: "Amar como a ti mesmo". Vocês
podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Autoestima”.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Objetivos:
Refletir sobre o que pode causar
a autoestima baixa e as ações para
minimizá-la.
Iniciar o estudo sobre
autoestima.
Material:
01 mochila
Objetos pesados que caibam
dentro da mochila
Nomes digitados(ver no
procedimento)
01 quadro branco ou 01 cartolina
01 tubo de cola
Dias antes da aula:
- Digitem as expressões abaixo,
separem cada uma e coloquem dentro da mochila: traumas pessoais, más
influências das mídias sociais, busca por aprovação e aceitação constante,
padrão de beleza ideal, Bullying, medo de rejeição, pouco valor de si mesmo,
ansiedade, auto crítica exagerada, palavras negativas das pessoas ao seu redor.
- Digitem os versículos abaixo e
coloquem dentro de um bolso da mochila:
“E Jesus disse-lhe: Amarás o
Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu
pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a
este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”(Mateus 22:37-39).
Na aula:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Perguntem para os alunos o que
eles entendem sobre autoestima ou amor-próprio.
Aguardem as respostas.
Espera-se que eles falem que se
refere a gostar de si mesmo, valorizando quem ele é.
De acordo com o dicionário: “Autoestima
é a qualidade de quem se valoriza, está satisfeito com seu modo de ser, com sua
forma de pensar ou com sua aparência física, expressando confiança em suas
ações e opiniões” (Dicionário online).
- Coloquem no meio do círculo
uma mochila organizada conforme a orientação já mencionada acima.
- Depois, solicitem para que um
aluno pegue a mochila, coloque-a nas costas e ande dentro do círculo, pelo
menos duas vezes. Com certeza ele terá dificuldade em conduzi-la devido ao peso
e o incômodo em carregá-la.
- Depois, falem: O que significa
andar em círculo?
Significa que a pessoa não
encontra saída para a situação que está lhe perturbando.
- Perguntem: O que pode ter
dentro desta mochila?
Então, abram a mochila diante de
todos e retirem os objetos pesados e os papéis com as expressões que se referem
a autoestima baixa.
Leiam cada uma e coloquem em
local visível, como em um quadro branco ou cartolina.
Durante a aula, comentem sobre
cada expressão. Observem o que os alunos têm a dizer sobre o tema e a reação
deles diante disto.
- Para finalizar, enfatizem a importância
de gostar de si próprio, descartando ou minimizando ações e sentimentos
negativos, deixando o fardo leve, como está a mochila agora(apontar para a
mochila vazia).
- Falem: Mas, o que será que tem
dentro deste bolso da mochila?
Então, pequem um papel com o
versículo abaixo e leiam os versículos de Mateus 22. 37 a 39.
Por Sulamita Macedo.
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