Jovens: Liderança na Igreja de Cristo - Escolhidos por Deus para Servir
Lição 05: A falta que faz um líderProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: A
falta que faz um líder. Para
isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos
didáticos.
- Para introduzir o estudo do som, apliquem a dinâmica “Liderança e novos líderes”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Liderança e novos líderes
Objetivos:
Enfatizar a importância da liderança formar e treinar novos líderes.
Analisar as consequeências da falta de liderança para um grupo.
Material:
01 bexiga para cada aluno
Local de realização: Adequado para o uso
de bexigas, não é bom que seja dentro do templo, pois vai chamar a atenção de
outras classes.
Antes da aula:
- Combinem com alguns alunos para que durante a atividade que será realizada,
eles saiam deixando sua bexiga para que os que ficarem não a deixem cair.
Por exemplo, uma classe com 10 alunos, 01 deve ficar.
Na aula:
- Distribuam 01 bexiga para cada aluno e peçam para que encham e deem um
nó para o ar não escapar.
- Solicitem para que fiquem em círculo e joguem as bexigas para cima.
- Em seguida, deem um comando para aqueles alunos que vocês falaram
anteriormente comecem a sair, mas suas bexigas permanecerão.
- Retirem mais pessoas e deixem as bolas para que as que permaneceram
tentem controlar todas as bolas.
- Continuem retirando até deixar uma pessoa.
- Não se preocupem quando os alunos começarem a reclamar, incentive-os a
continuar lutando para dominar todas as bolas, até que eles percebam que não
conseguem e parem.
- Façam uma reflexão sobre a atividade, apontando para a importância da
cooperação de todos, enfatizando que o líder necessita de outros para poder
trabalhar de forma exitosa.
O que eles perceberam quanto a falta de um líder para pedir ajuda aos
colegas, incentivar para que os demais retornem para colaborar?
Alguém se dispôs voluntariamente a ajudar aquele que permaneceu até o
final?
- Depois, falem:
Paulo, o líder, precisou de dois cooperadores, Timóteo e Epafrodito,
preparados e capacitados para o serviço. Sigamos pois este exemplo(Fp 2. 19 e 25).
Moisés também precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns,
vejam:
“E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia;
mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés
eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para
assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o
outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17.
11 e 12).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário