RSS

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Juvenis Currículo 2022: Andando em Amor

Lição 06: O amor não arde em ciúmes

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: O amor não arde em ciúmes. Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

Para iniciar o estudo da lição,  apliquem a dinâmica “Ciúme”.

- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Ciúme

Objetivo:

Introduzir o estudo sobre o ciúme, estabelecendo diferença entre o tipo natural e o patológico.

Material:

02 envelopes grandes confeccionados de cartolina verde e vermelha

Recortes de papel ofício para os alunos

Canetas

01 quadro para pendurar ou fixar os envelopes

Procedimento:

- Falem: Hoje, vamos estudar sobre o ciúme. Ele pode ser um sentimento positivo e negativo.

- Depois, falem: Ao longo do estudo da lição, vamos detalhar estes dois tipos de ciúme.

- Apresentem para a turma, 02 envelopes grandes: 01 verde e outro vermelho.

No verde, está escrito: ciúme natural

No vermelho, está escrito: ciúme patológico

- Agora, orientem os alunos para que durante o estudo do tema, eles observem as diferenças entre os dois tipos de ciúmes.

Ao observarem, apontar qual as caracteríticas utilizando expressões escritas curtas.

Para isto é necessário que vocês distribuam recortes de papel ofício.

Os alunos devem colocar a caracterítica dentro do envelope que corresponde ao tipo de ciúme.

Dessa forma, vocês estão conduzindo os alunos a prestarem mais atenção na aula e promovendo a participação.

- Com base no que eles já observaram de características, solicitem que os alunos falem sobre uma situação do ciúme natural(positivo) e patológico(negativo) já vivenciada por ele ou que já ouviu falar.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: