Juvenis Currículo 2022: Andando em Amor
Lição 06: O amor não arde em ciúmesProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: O amor não arde em ciúmes. Vocês
podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
Para
iniciar o estudo da lição, apliquem a dinâmica
“Ciúme”.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Ciúme
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o ciúme, estabelecendo diferença
entre o tipo natural e o patológico.
02 envelopes grandes confeccionados de cartolina verde e vermelha
Recortes de papel ofício para os alunos
Canetas
01 quadro para pendurar ou fixar os envelopes
Procedimento:
- Falem: Hoje, vamos estudar sobre o ciúme. Ele pode ser um
sentimento positivo e negativo.
- Depois, falem: Ao longo do estudo da lição, vamos detalhar estes
dois tipos de ciúme.
- Apresentem para a turma, 02 envelopes grandes: 01 verde e
outro vermelho.
No verde, está escrito: ciúme natural
No vermelho, está escrito: ciúme patológico
- Agora, orientem os alunos para que durante o estudo do
tema, eles observem as diferenças entre os dois tipos de ciúmes.
Ao observarem, apontar qual as caracteríticas utilizando expressões
escritas curtas.
Para isto é necessário que vocês distribuam recortes de papel
ofício.
Os alunos devem colocar a caracterítica dentro do envelope
que corresponde ao tipo de ciúme.
Dessa forma, vocês estão conduzindo os alunos a prestarem mais
atenção na aula e promovendo a participação.
- Com base no que eles já observaram de características, solicitem
que os alunos falem sobre uma situação do ciúme natural(positivo) e
patológico(negativo) já vivenciada por ele ou que já ouviu falar.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário