Pré-adolescentes Currículo 2022 - Conselhos de Provérbios para o Pré-Adolescente Cristão
Lição 05: Aprendendo em FamíliaProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: Aprendendo em Família,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo da
lição, apliquem a dinâmica “Regra não é brincadeira!”
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Regra não é
brincadeira!
Objetivos:
Refletir sobre a necessidade de
regras.
Enfatizar a importância da
obediência aos pais.
Material:
Papel e lápis
Procedimento:
- Dividam a turma em dois
grupos.
- Orientem cada grupo para
pensar numa brincadeira ou jogo de infância. As regras deverão ser lembradas e
explicadas para o outro grupo.
- Falem: Agora, cada grupo
deverá expor para os colegas qual a brincadeira, as regras e fazer uma
demonstração, realizando a brincadeira.
- Depois, perguntem:
Havia alguém que fugia das
regras? Caso positivo, havia punição? Por quê?
Havia também alguém que queria
mudar as regras para ser favorecido, isto é, ganhar o jogo ou a brincadeira?
Qual a atitude do grupo com relação a isto?
- Depois, falem que como nas
brincadeiras e jogos, que há regras e punições, também em todo lugar há necessidade
de normas para que haja melhor convivência e que nesta lição será estudado
sobre os limites, as regras, os direitos e deveres no âmbito familiar e a
obediência aos pais.
- Agora, trabalhem o conteúdo
proposto na lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário