Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 06: A honestidade com as palavrasProfessoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: A honestidade com as palavras, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo do
tema, analisem alguns provérbios populares, tais como:
“Quando morrer o corpo vai num
caixão, a língua num caminhão”.
“Fulano tem coceira na
língua”.
“Boca fechada não entra
mosca”.
“Quem muito fala, muito erra”.
“O burro calado passa por
sábio”.
“A boca fala do que o coração
está cheio”.
“Quem conta um conto, aumenta
um ponto”.
“Quem muito fala, dá bom dia a
cavalo”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave ou perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando
lápis de cores diferentes, como por exemplo.
- Para enfaitzar a importância
de transmitir informações de forma verdadeira, utilizem a dinâmica “Telefone
Sem Fio”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Telefone Sem Fio
Objetivo:
Refletir sobre a importância
de transmitir informações de forma verdadeira.
Material:
Um pequeno texto(vejam no
procedimento)
Procedimento:
- Preparem um pequeno texto
contendo várias informações, como por exemplo:
- Escolham 8 a 10 alunos e os
posicionem na frente da classe, um ao lado do outro.
- Expliquem que vocês vão
transmitir uma mensagem para o primeiro aluno e este passará as informações
para o colega ao lado e assim sucessivamente, até chegar ao último. Esclareçam
que a mensagem deve ser transmitida de forma que ninguém escute, com exceção daquele
que está recebendo-a.
- Peçam para que o último
aluno fale qual a mensagem que recebeu. Com certeza a mensagem estará truncada,
distorcida, errada.
- Em seguida, revelem a
mensagem inicialmente transmitida.
- Concluam, dizendo que embora
seja uma brincadeira, extraímos lições preciosas, tais como: a importância de
transmitir o que ouvimos de alguém corretamente, não mentir, não espalhar
fofoca, não levantar falso testemunho.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário