Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 02: Você é sal e luzProfessoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: Você é sal e luz, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave ou perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando
lápis de cores diferentes, como por exemplo.
Para exemplificar a expressão
“sal e luz do mundo”, apliquem as dinâmicas “Sal da terra” e “Luz do mundo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sal da Terra
Objetivo:
Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.
03 copos transparentes com
água
02 saquinhos com sal
01 colher de chá
01 colher de sopa de sal.
Procedimento:
- Expliquem que o sal
representa o cristão e o copo com água está representando o mundo.
- Solicitem a atenção dos
alunos para o que você vai realizar.
- Arrumem os 03 copos com água
sobre uma mesa.
- Coloquem:
01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não
retire a embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao lado de
outro copo( situação 02);
01 colher de sal no último
copo e misturem( situação 03).
- Perguntem: Qual situação
melhor representa a conduta do cristão no mundo?
- Aguardem as respostas. É
comum haver votação para as três situações, com maioria para a situação 01.
Mas, como vocês já deve ter percebido, a situação que melhor representada o
cristão neste mundo é a da situação 03.
- Questionem:
Para as situações 01 e 02:
Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar
isolado do mundo?
Para a situação 03: Está
correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos deste mundo? Estamos
influenciando o mundo ou sendo influenciados?
- Após os questionamentos,
leiam:
“Vois sois o sal da terra; e se o sal for
insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar
fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o sal
degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
“E dizia-lhes: Vós sois de
baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23
“Não ameis o mundo, nem o que
no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se que, após os
questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos tenham compreendido
que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal da terra.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivo:
Refletir sobre a atitude do crente como luz do mundo.
Material:
01 prato transparente
01 copo transparente
01 vela, água
01 caixa de palito de fósforos
ou isqueiro.
Procedimento:
- Falem que o crente é luz do
mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical,
observando se a mesma está firme.
- Coloquem a água no prato,
tendo cuidado para não transbordar. Falem que o crente, representando pela vela
acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é
a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda, que estamos no
mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de gozarmos
da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o copo
representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não
vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida,
coloquem o copo emborcado sobre a vela.
- Perguntem: O que aconteceu?
Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado,
toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste procedimento?
- Para finalizar, leiam: Mt 5.
14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria desconhecida.
Dinâmica adaptada por Sulamita
Macêdo.
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