Pré-adolescentes Currículo 2022 - Conselhos de Provérbios para o Pré-Adolescente Cristão
Lição 04: A Importância da DisciplinaProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição:
A Importância da Disciplina, escrevendo no quadro branco. Utilizem
marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo da
lição, apliquem a dinâmica “Contrato de Convivência”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Contrato de Convivência
Objetivos:
Proporcionar reflexão sobre a importância da disciplina.
Aplicar punições para os infratores das regras.
Elogiar os cumpridores das normas
Material:
01 folha de papel madeira ou cartolina
01 pincel atômico
01 rolo de fita adesiva
01 cartão amarelo
01 cartão vermelho
Procedimento:
- Comecem falando sobre a importância das normas e regras
para que se tenha uma convivência em grupo de forma respeitosa e harmônica.
- Junto com a turma, comecem a elaborar pelos menos 03 regras
que possam ser cumpridas durante a aula da EBD, como por exemplo:
1 – Não usar o celular.
2 – Não conversar.
3 – Falar um de cada vez, ao participar de uma discussão de
um tema.
4 – Não se distrair com outras coisas durante a aula.
Escrever as regras numa folha de papel madeira ou cartolina.
- Falem: Estas normas são exemplos de disciplina como
instrução para que haja melhor compreensão do estudo e atenção durante a aula.
- Em seguida, o grupo deve propor quais devem ser as
correções(as punições) para os “Infratores”,
por exemplo:
1 – Advertência oral: pedindo que ele não continue fazendo
aquele ato, mostrando o cartão amarelo.
2 – Mostrar cartão vermelho pela repetição de infração.
3 – Mudar o aluno de lugar, mostrando cartão vermelho.
- Também devem pensar como “premiar” os cumpridores das regras,
por exemplo;
1 - Elogiar: Parabéns, muito bem etc.
2 – Distribuir balas ou chocolates.
- Escrever as punições na folha de papel madeira ou cartolina.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, observando as
regras, aplicando as correções e ao final parabenizem os alunos cumpridores das
normas.
- Para conclusão, leiam Hb 12.11 “Nenhuma disciplina parece
ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém,
produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados”.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário