Pré-adolescentes Currículo 2022 - Conselhos de Provérbios para o Pré-Adolescente Cristão
Lição 06: Preservando Boas Amizades Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que eles
falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é
um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação
dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que
estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações
e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição,
use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título
da lição: Preservando Boas Amizades,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da
lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do
aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
concluir o estudo da lição, apliquem a dinâmica “A amizade é como Matemática”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A amizade é como
Matemática
Objetivo:
Refletir sobre a importância das amizades, as influências positivas e o cuidado
com as negativas.
Material:
Sinais matemáticos de adição,
diminuição, multiplicação e divisão, de preferência, feitos de cartolina, cada
sinal de uma cor diferente.
01 cartolina para escrever
alguns versos(postado abaixo no procedimento
02 cartolinas(01 para cada
grupo)
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
– Coloquem no quadro ou numa
cartolina os sinais matemáticos de adição, diminuição, multiplicação e divisão,
de preferência, feitos de cartolina, cada sinal de uma cor diferente.
– Depois, apresentem para os
alunos os seguintes versos, escritos numa cartolina:
A amizade é como Matemática:
A alegria é somada.
A confiança é multiplicada.
E felicidade é dividida.
(autoria desconhecida).
– Agora, dividam a turma em 02
grupos.
– Entreguem para os alunos a
seguinte pergunta, numa cartolina:
Utilizando os símbolos
matemáticos, o que vocês desejam que haja na amizade com os colegas?
Se houver dificuldade, peçam
para que eles sigam o exemplo dos versos lidos anteriormente, e ainda assim
falem:
O que vocês desejam que seja
somado na amizade?
O que vocês desejam que seja
diminuído na amizade?
O que vocês desejam que seja
multiplicado na amizade?
O que vocês desejam que seja
dividido(compartilhado) na amizade?
– Deem um tempo de 05 minutos
para esta atividade. Depois, cada grupo vai apresentar de forma objetiva o que
escreveram na cartolina.
– Para finalizar, reflitam
sobre o que os alunos apontaram e enfatizem a importância quanto ao cuidado com
as amizades e suas influências positivas e negativas.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário