Adolescentes Currículo 2022: Como Viver no Mundo à Luz da Bíblia
Lição 03: Cuidando-se por inteiroProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Cuidando-se por inteiro, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Autocuidado”.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Autocuidado
Objetivo:
Refletir sobre ações preventivas e protetoras para a saúde física e emocional.
Material:
Protetor de ouvido
01 máscara facial(do tipo que se vende em farmácia)
01 par de luvas(descartáveis)
01 figura de 01 cérebro
Procedimento:
- Apresentem a figura do cérebro.
- Falem, apontado para a figura:
No sentido figurado, cérebro é o centro da inteligência e da razão. É
nele que se processam as ideias e as atitudes.
As diversas informações chegam até ele através de nossos sentidos, das
mais variadas formas.
- Falem: Somos peregrinos na terra e passamos com situações adversas,
pois a Bíblia afirma: “No mundo tereis aflições…(Jo 16.13).
O que vemos, ouvimos e sentimos podem dominar nossa mente. Mas, podemos
viver de forma diferente com a mente de Cristo.
- Entreguem para um aluno os óculos escuros, protetor de ouvido, máscara
facial e o par de luvas.
- Perguntem:
Para que servem os óculos escuros, protetor de ouvido, máscara facial e
o par de luvas?
Aguardem as respostas.
Certamente, as respostas vão fazer referência que estes objetos são
utilizados para proteção.
- Agora, peçam para que ele coloque cada objeto.
- Agora, perguntem:
Que ações preventivas e protetoras para a saúde física e emocional podem
ser tomadas por meio da visão, da audição, da fala, do que ingerimos e pegamos?
Aguardem as respostas.
Depois, recolham os objetos e iniciem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário