RSS

terça-feira, 1 de agosto de 2023

Adolescentes Currículo 2022/2023: Grandes Cartas para Nós

Lição 06: Aprendendo com a Carta de Tiago

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Aprendendo com a Carta de Tiago, escrevendo no quadro branco.  Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o tópico I, apliquem a dinâmica “Fé e Obras”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Fé e Obras

Objetivo: Refletir sobre “a fé sem as obras é morta”.

Material:

05 folhas de papel ofício ou cartolina nas cores verde, azul, amarela, rosa e branca.

Procedimento:

- Apresentem para os alunos as 05 cores(papel ofício ou cartolina) nas cores citadas no item material.

- Falem para os alunos que as 05 cores representam necessidades daquele grupo.

- Peçam para que os alunos especifiquem quais são essas necessidades, que podem ser: alegria, saúde, amizade, perdão etc.

- Escrevam no quadro de giz ou numa cartolina o que representa cada cor, por exemplo: verde – alegria, branco – saúde etc.

- Distribuam a folha verde para alguém alegre, a folha branca para alguém que está gozando saúde e assim por diante.

- Chamem essas pessoas à frente da sala. Cada uma vai perguntar: Quem está precisando de alegria, de saúde etc?

 A folha deve ser dividida entre os que estão precisando. Esse procedimento deve acontecer com todas as folhas.

- Agora, perguntem:

Alguém ficou sem uma cor que necessitava?

Caso negativo, isto é, se todos receberam, é porque houve atitude de quem possuía em compartilhar com o outro que não tinha.

Caso positivo, isto é, se alguém não recebeu, é porque não houve uma partilha justa de quem possuía com quem necessitava.

- Para concluir, falem: Nesta partilha de necessidades, que acabamos de realizar, apenas 05 pessoas possuíam as cores e a grande maioria precisava delas, mas suas necessidades foram supridas.

Na Igreja, na família ou não, as necessidades podem ser outras e para supri-las, os cristãos precisam mostrar que a fé e obras devem andar juntas, apresentando atitudes de uma vida cristã genuína, através do amor expresso em atitudes com o próximo, demonstrando que a fé sem obras é morta, conforme Tg 2.17.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: