Dinâmica: Terceira Idade
Objetivo:
Refletir sobre a condição da pessoa idosa e o relacionamento do
adolescente com o idoso.
Cópia do texto “A Tigela de Madeira”(veja no procedimento)
01 folha de papel ofício e caneta para cada grupo
Procedimento:
1 - Leiam o texto “A Tigela de Madeira”.
A Tigela de Madeira
Um senhor idoso foi morar com seu filho, nora e o netinho de 4 anos de
idade. As mãos do senhor eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos
vacilantes.
A família comia reunida à mesa. Mas, as mãos trêmulas e a visão falha do senhor o atrapalharam na
hora de comer. Ervilhas rolavam de sua colher e caíam no chão.
Quando pegava o copo, o leite era derramado na toalha da mesa. O filho e
a nora irritavam-se com a bagunça.
– Precisamos tomar uma providência com respeito ao papai, disse o filho.
- Já tivemos suficiente leite derramado, barulho de gente comendo com a
boca aberta e comida pelo chão.
Então, eles decidiram colocar uma pequena mesa num cantinho da cozinha.
Ali, o avô comia sozinho enquanto o restante da família fazia as refeições à
mesa com satisfação.
Desde que o senhor quebrara um ou dois pratos, sua comida era servida
numa tigela de madeira.
Quando a família olhava para o avô sentado ali sozinho, às vezes com
lágrimas nos olhos, mesmo assim, as únicas palavras que lhe diziam eram
admoestações ásperas quando ele deixava um talher ou comida cair no chão.O
menino de 4 anos de idade assistia a tudo em silêncio. Uma noite, antes do
jantar, o pai percebeu que o filho pequeno estava no chão, manuseando pedaços
de madeira.
Ele perguntou delicadamente ao filho:
- O que você está fazendo?
O menino respondeu:
- Ah, estou fazendo uma tigela para você e mamãe comerem quando eu
crescer.
O garoto sorriu e voltou a fazer o trabalho. Aquelas palavras tiveram
grande impacto nos pais e eles ficaram chocados, pensativos, refletiram suas
atitudes.
Embora ninguém tivesse falado nada, ambos sabiam o que precisava ser
feito. Naquela noite, o pai tomou o avô pelas mãos e gentilmente conduziu-o à
mesa da família.
Dali para frente e até o final de seus dias ele comeu todas as refeições
com a família. E por alguma razão o marido e a mulher não se importavam mais
com um garfo e com a colher quando caiam ou quando o leite era derramado ou a
toalha da mesa sujava.
Autoria do texto desconhecida.
2 – Após a leitura, reflitam com os alunos sobre a convivência desse
idoso com seu filho, nora e neto.
Que pontos chamou mais sua atenção?
Falem: Lemos uma situação que pode ter acontecido ou não, mas que nos
traz grandes ensinamentos.
3 - Falem: Mas, há situações reais que vocês devem ser presenciado.
Então, dividam a turma em 02 grupos e peçam que eles anotem fatos que conhecem,
tanto positivos e negativos com relação ao tratamento do idoso por outras
pessoas, em vários lugares, como ônibus, fila de banco, no volante de um carro
etc.
Estipulem um tempo de 5 minutos para esta atividade.
4 - Depois, os grupos devem apresentar e refletir sobre estas ações.
5 - Para concluir, contextualizem o tema, refletindo sobre a convivência
do jovem com os idosos, enfatizem a necessidade de atitudes promotoras de
respeito e paciência, pois os jovens são ágeis, rápidos e os idosos estão em
situação de desvantagem, neste aspecto, mas há muito que aprender com eles.
6 – Que tal agora, mudarmos a história que foi lida! Como ficaria a
história?
Deixem os alunos falarem e observem o posicionamento deles diante da situação
contada na história.
Por Sulamita Macedo.
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