RSS

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Jovens: Sejam Firmes - Ensino Sadio e Caráter Santo nas Cartas Pastorais

Lição 10: A segunda carta a Timóteo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A segunda carta a Timóteo. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para ilustrar o estudo do tema,  utilizem a dinâmica  “Dias de Noé, dias de Ló e dias de hoje”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Dias de Noé, dias de Ló e dias de hoje

Objetivo:

Enfatizar o estudo sobre a importância do cristão estar alerta e vigilante diante da volta de Jesus.

Material:

03 envelopes

03 referências bíblicas digitadas

01 par de óculos

01 par de luvas do tipo descartável

01 par de protetor de ouvido

01 máscara facial do tipo descartável

Procedimento:

Antes da aula:

No envelope 01:

Escrever na parte da frente “Dias de Noé”

Colocar dentro do envelope o versículo de Lucas 17.26 e 27.

No envelope 02:

Escrever na parte da frente “Dias de Ló”

Colocar dentro do envelope o versículo de Lucas 17.28 e 29.

No envelope 03:

Escrever na parte da frente “Dias de Hoje”

Colocar dentro do envelope os versículos de Lucas 17.26 a 30.

Procedimento:

- Entreguem os 03 envelopes para 03 alunos(um para cada aluno).

- Um de cada vez, deve ler o que está escrito na frente do envelope, na seguinte ordem: Dias de Noé, dias de Ló e dias de hoje.

- Depois solicitem que cada um abra o envelope e leiam o conteúdo que está escrito dentro do envelope.

- Façam um breve comentário sobre a situação descrita em cada “tempo” dos envelopes.

- Depois, perguntem:

Quem era Noé? Qual seu procedimento ético e para com Deus, na sua geração corrompida?

“Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração”(Gênesis 7:1).

Quem era Ló? Seu procedimento ético e para com Deus, na sua geração corrompida?

“E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente; E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, por isso via e ouvia sobre as suas obras injustas)”(II Pedro 2:6-8).

Quem é você? Como tem sido seu procedimento ético e para com Deus, nesta geração corrompida?

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te(II Timóteo 3:1-5).

- Perguntem: Como podemos nos proteger diante das contaminações deste  mundo pecaminoso?

Chamem um aluno e coloquem nele:

Os óculos e falem que precisamos refletir sobre o que estamos vendo e qual a influência negativa para a vida espiritual.

Os protetores de ouvido e falem que precisamos refletir sobre o que estamos ouvindo e qual a influência negativa para a vida espiritual.

As luvas e falem que precisamos refletir sobre nossas atitudes e qual a influência negativa delas para a vida espiritual.

A máscara facial e falem que precisamos refletir sobre o que estamos falando e qual a influência negativa das nossas palavras para a vida espiritual.

- Falem: Além destes cuidados precisamos viver de acordo com a Palavra de Deus.

- Falem: Observem o que a Bíblia nos adverte em Mateus 24. 42 a 46:

“Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.

Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.

Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.

Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?

Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim”(Mateus 24:42-46).

Por Sulamita Macedo. 

0 comentários: