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terça-feira, 8 de agosto de 2023

Adultos - A Igreja de Cristo e o Império do Mal – Como Viver Neste Mundo Dominado Pelo Espírito da Babilônia

Lição 07: A Desconstrução da Feminilidade Bíblica

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Desconstrução da Feminilidade Bíblica. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Para introduzir o estudo do tema da lição, utilizem a dinâmica

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para concluir o estudo do tema da lição, utilizem a dinâmica “Rubi ou Bijuteria?”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Rubi ou Bijuteria?

Objetivo:

Refletir sobre o que significa ser “mais preciosa que o rubi”.

Material:

01 figura da pedra preciosa Rubi lapidada

01 figura da pedra preciosa Rubi no estado bruto

01 rubi feito de cartolina vermelha em tamanho grande

01 cartão com Pv 31.10 e a figura de um rubi

Procedimento:

- Leiam Pv 31.10 “Mulher virtuosa que achará? O seu valor muito excede ao dos rubis”.

- Perguntem:

Vocês já pensaram sobre o que seja o rubi?

Aguardem as respostas.

Depois, apresentem uma figura desta pedra preciosa(lapidada).

- Falem: Rubi é uma das mais valiosas pedras preciosas. Somos comparadas ao rubi, mas vale salientar que a Bíblia menciona que somos mais preciosas que o rubi.

- Apresentem a figura grande de rubi confeccionada em cartolina vermelha e peçam para que cada aluna escreva o seu nome nesta figura.

- Perguntem: Vocês já pensaram sobre isto? Ser mais preciosa que o rubi?

- Apresentem estas informações:

“As gemas de rubi são valorizadas de acordo com várias características, incluindo tamanho, cor, claridade e corte. Todos os rubis naturais contêm imperfeições. Por outro lado, rubis artificiais podem não conter imperfeições. Quanto menor o número e menos óbvias as imperfeições, mais caro é o rubi - a menos que não tenha imperfeições (isto é, um rubi "perfeito") - então ele é suspeito de ser fabricado artificialmente e seu status de gema sem preço não é garantido. Alguns rubis manufaturados têm substâncias adicionadas a eles para que possam ser identificados como artificiais, mas a maioria requer testes gemológicos para determinar a sua origem”. Fonte: Wikipédia

- Vamos analisar esta informação:

O valor varia de acordo com as características de cada pedra: assim também as mulheres, cada uma com suas características.

Os rubis naturais contêm imperfeições: as mulheres também possuem defeitos, mesmo que tenham muitas qualidades.

Os rubis artificiais não contêm imperfeições: dessa forma é bijuteria.

- Perguntem: Vocês querem ser rubi ou bijuteria?

- Agora, apresentem esta informação:

“Originalmente, bijuteria é o ramo da ourivesaria ou joalheria que trabalha ligas metálicas semelhantes a ouro ou prata, assim como com pedras semipreciosas, vidro, plástico, miçangas etc. de modo a criar objetos semelhantes a joias e peças de fantasias”. Fonte: Wikipédia

- Como você se vê ou se sente? Como um Rubi ou bijuteria?

Reflita sobre isto.

- Vamos pensar um pouco sobre a parte do versículo “Quem a achará?”

Você já se achou como mulher?

Você se valoriza como mulher?

Você se gosta?

Vocês devem se aceitar como pessoa, como mulher.

- Apresentem figura do rubi no estado bruto.

Pense no que pode ser lapidado em você, peça ajuda ao Espírito Santo, deixe que Deus trabalhe no seu coração e atitudes para que vocês se autovalorizem e sejam valorizadas.

- Para finalizar, entreguem para cada aluna um cartão com Pv 31.10 e a figura de um Rubi.

Por Sulamita Macedo. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente comentário

Sulamita disse...

Muito obrigada por sua visita ao blog. Que bom que gostou, faça bom proveito.