RSS

terça-feira, 8 de agosto de 2023

Adolescentes Currículo 2022/2023: Grandes Cartas para Nós

Lição 07: Vamos conhecer a 1ª. Carta de Pedro

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Vamos conhecer a 1ª, Carta de Pedro, escrevendo no quadro branco.  Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o tópico II, apliquem a dinâmica “Perseguição - Ontem e Hoje”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Perseguição - Ontem e Hoje

Objetivo: Refletir sobre os tipos de perseguição que a igreja tem sofrido.

Material:

Objetos para representar obstáculos

Papéis com nomes dos tipos de perseguição

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

- Organizem um caminho com bastantes obstáculos. Nos obstáculos, coloquem os nomes dos tipos de perseguição que a igreja sofria.

- Falem que os cristãos sofriam perseguições dos mais variados tipos. Estes obstáculos no caminho representam os tipos de perseguição que a igreja vem sofrendo ao longo de anos, inclusive as perseguições atuais.

- Peçam para que um aluno ande pelo caminho com obstáculos e retire um dos nomes, atravessem todo o caminho e no final leiam para a turma qual o tipo de perseguição.

Relatem para turma sobre este tipo de perseguição. Os alunos também podem falar sobre situações que conhecem ou vivenciam.

Depois, outros alunos fazem o mesmo procedimento até concluir.

- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: