Adolescentes Currículo 2022/2023: Grandes Cartas para Nós
Lição 07: Vamos conhecer a 1ª. Carta de Pedro
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Vamos conhecer a 1ª, Carta
de Pedro, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar
a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias
de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para ilustrar o tópico II, apliquem a dinâmica “Perseguição - Ontem e
Hoje”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Perseguição - Ontem e Hoje
Objetivo: Refletir sobre os tipos de perseguição que a igreja tem
sofrido.
Material:
Objetos para representar obstáculos
Papéis com nomes dos tipos de perseguição
01 rolo de fita adesiva
- Organizem um caminho com bastantes obstáculos. Nos
obstáculos, coloquem os nomes dos tipos de perseguição que a igreja sofria.
- Falem que os cristãos sofriam perseguições dos mais
variados tipos. Estes obstáculos no caminho representam os tipos de perseguição
que a igreja vem sofrendo ao longo de anos, inclusive as perseguições atuais.
- Peçam para que um aluno ande pelo caminho com obstáculos e
retire um dos nomes, atravessem todo o caminho e no final leiam para a turma
qual o tipo de perseguição.
Relatem para turma sobre este tipo de perseguição. Os alunos
também podem falar sobre situações que conhecem ou vivenciam.
Depois, outros alunos fazem o mesmo procedimento até
concluir.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário