Adultos - A Igreja de Cristo e o Império do Mal – Como Viver Neste Mundo Dominado Pelo Espírito da Babilônia
Lição 06: A Desconstrução da Masculinidade BíblicaProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: A
Desconstrução da Masculinidade Bíblica. Para isto utilizem um marcador de quadro
branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
- Para
introduzir o estudo do tema da lição, utilizem a dinâmica “Imagem
e semelhança de Deus”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Imagem e semelhança de
Deus
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a criação do homem e da mulher a imagem e semelhança
de Deus.
Material:
01 espelho
Procedimento:
- Falem: Normalmente, quando
nasce uma criança os familiares e/ou amigos procuram saber se é uma menina ou
menino e também ficam curiosos para encontrar nela semelhança dos pais ou de
algum parente.
- Depois, leiam: “E criou Deus
o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”(Gênesis
1:27).
- Falem: Vocês se parecem com
quem?
Deixem que cada aluno fale com
quem se parece.
- Em seguida, pequem o espelho
e chamem um aluno ou aluna para que segure o espelho diante dele.
- Falem: O que o aluno_______
está vendo e o que vocês também veem são características externas que podem se
assemelhar a algum parente, devido a genética herdada.
- Falem: Mas, também temos
características internas que são semelhantes as divinas.
- Perguntem: Vocês sabiam que
temos características divinas? Quais são elas?
Aguardem as respostas.
Depois acrescentes outras
informações, tais como: amor, bondade, misericórdia, justiça, paz, santidade...
- Estas características divinas
são os atributos comunicáveis de Deus ao homem.
Adão, o primeiro homem, herdou
estas características, pois foi feito imagem e semelhança de Deus.
- Para concluir, leiam: Nesta
lição, vamos estudar e enfatizar qual o modelo bíblico para o homem.
Por Sulamita Macedo.
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