RSS

terça-feira, 1 de agosto de 2023

Adultos - A Igreja de Cristo e o Império do Mal – Como Viver Neste Mundo Dominado Pelo Espírito da Babilônia

Lição 06: A Desconstrução da Masculinidade Bíblica

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Desconstrução da Masculinidade Bíblica. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Para introduzir o estudo do tema da lição, utilizem a dinâmica “Imagem e semelhança de Deus”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Imagem e semelhança de Deus

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a criação do homem e da mulher a imagem e semelhança de Deus.



Material:

01 espelho

Procedimento:

- Falem: Normalmente, quando nasce uma criança os familiares e/ou amigos procuram saber se é uma menina ou menino e também ficam curiosos para encontrar nela semelhança dos pais ou de algum parente.

- Depois, leiam: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”(Gênesis 1:27).

- Falem: Vocês se parecem com quem?

Deixem que cada aluno fale com quem se parece.

- Em seguida, pequem o espelho e chamem um aluno ou aluna para que segure o espelho diante dele.

- Falem: O que o aluno_______ está vendo e o que vocês também veem são características externas que podem se assemelhar a algum parente, devido a genética herdada.

- Falem: Mas, também temos características internas que são semelhantes as divinas.

- Perguntem: Vocês sabiam que temos características divinas? Quais são elas?

Aguardem as respostas.

Depois acrescentes outras informações, tais como: amor, bondade, misericórdia, justiça, paz, santidade...

- Estas características divinas são os atributos comunicáveis de Deus ao homem.

Adão, o primeiro homem, herdou estas características, pois foi feito imagem e semelhança de Deus.

- Para concluir, leiam: Nesta lição, vamos estudar e enfatizar qual o modelo bíblico para o homem.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: