Adultos - A Igreja de Cristo e o Império do Mal – Como Viver Neste Mundo Dominado Pelo Espírito da Babilônia
Lição 08: Transgênero – Que transrealidade é essaProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: Transgênero
– Que transrealidade é essa. Para isto utilizem um marcador de quadro
branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
- Para
introduzir o estudo do tema da lição, utilizem a dinâmica “Sexualidade”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sexualidade
Objetivos:
Introduzir o estudo da lição,
conhecendo o que os alunos sabem sobre o tema da sexualidade.
Alertar para a necessidade de
saber defender o ponto de vista bíblico sobre a sexualidade, prática sexual
etc.
02 crachás com nome JORNALISTA
Perguntas num envelope(vejam
no procedimento)
Procedimento:
1 - Dividam a turma em 02
grupos.
2 - Falem que cada grupo
receberá um jornalista que fará perguntas sobre o que a Bíblia fala sobre
sexualidade.
3 - Então, coloquem o crachá
com nome JORNALISTA em uma pessoa do grupo, que também receberá as perguntas
que deverá fazer para o grupo.
Perguntas para o grupo 1:
- Praticar sexo é pecado?
- O que a Bíblia fala sobre
homossexualismo e outras práticas sexuais?
Perguntas para o grupo 2:
- Como é feita a orientação
sexual na Igreja?
- Qual o posicionamento dos
evangélicos quanto ao homossexualismo e outras práticas sexuais?
4 - Depois, os “jornalistas”
vão apresentar para a turma as respostas dos grupos.
5 - Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, apresentando argumentos bíblicos, confirmando,
acrescentado ou contrapondo, se necessário, com as respostas dos grupos.
0 comentários:
Postar um comentário