RSS

terça-feira, 15 de agosto de 2023

 Adultos - A Igreja de Cristo e o Império do Mal – Como Viver Neste Mundo Dominado Pelo Espírito da Babilônia

Lição 08: Transgênero – Que transrealidade é essa

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Transgênero – Que transrealidade é essa. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Para introduzir o estudo do tema da lição, utilizem a dinâmica “Sexualidade”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Sexualidade

Objetivos:

Introduzir o estudo da lição, conhecendo o que os alunos sabem sobre o tema da sexualidade.

Alertar para a necessidade de saber defender o ponto de vista bíblico sobre a sexualidade, prática sexual etc.

Material:

02 crachás com nome JORNALISTA

Perguntas num envelope(vejam no procedimento)

Procedimento:

1 - Dividam a turma em 02 grupos.

2 - Falem que cada grupo receberá um jornalista que fará perguntas sobre o que a Bíblia fala sobre sexualidade.

3 - Então, coloquem o crachá com nome JORNALISTA em uma pessoa do grupo, que também receberá as perguntas que deverá fazer para o grupo.

Perguntas para o grupo 1:

- Praticar sexo é pecado?

- O que a Bíblia fala sobre homossexualismo e outras práticas sexuais?

Perguntas para o grupo 2:

- Como é feita a orientação sexual na Igreja?

- Qual o posicionamento dos evangélicos quanto ao homossexualismo e outras práticas sexuais?

4 - Depois, os “jornalistas” vão apresentar para a turma as respostas dos grupos.

5 - Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, apresentando argumentos bíblicos, confirmando, acrescentado ou contrapondo, se necessário, com as respostas dos grupos.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: