RSS

terça-feira, 15 de agosto de 2023

Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - Recebendo o Batismo no Espírito Santo

Lição 08: O Dom de Interpretar as Línguas

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: O Dom de Interpretar as Línguas, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.

 Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Dom de Interpretação de Línguas”.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O Dom de Interpretação de Línguas

Objetivo: Introduzir o estudo sobre o dom de Interpretação de Línguas.

Material:

01 cópia de uma mensagem em código para cada aluno(ver no procedimento).

01 caneta para cada aluno

Procedimento:

- Entreguem para cada aluno uma cópia de uma mensagem em código. Orientem para que eles decifrem qual a mensagem contida nesta frase. Estipulem um tempo para a realização da atividade.

Trocando os números pelas letras, você saberá qual a mensagem da frase abaixo:

A= 1

B = 2

C = 3

D = 4

E = 5

F = 6

G = 7

H = 8

I = 9

J = 10

L = 11

M = 12

N = 13

O = 14

P = 15

Q = 16

R = 17

S = 18

T = 19

U = 20

V = 21

X = 22

Z = 23

 

14   4 14 12    4 5    9 13 19 5 17 15 17 5 19 1 3 1 14   4 5 

__   ______    ___   __________________________   ___

 

11 9 13 7 20 1 18    5 18 19 1     3 11 1 18 18 9 6 9 3 1 4 14

______________     _______      ______________________

 

13 14   7 17 20 15 14   4 14 18     4 14 13 18    16 20 5

____     ___________   _____       ________     ______

 

12 1 13 9 6 5 18 19 1 12   1  12 5 13 18 1 7 5 12

___________________    _  ________________

 

4 5   4 5 20 18

__    ________

Observação: A mensagem da frase é: “O dom de Interpretação de Línguas está classificado no grupo dos dons que manifestam a mensagem de Deus” não deve ser divulgada para os alunos, pois eles é que deverão buscar saber qual a mensagem.

- Depois, os alunos deverão ler qual a mensagem que foi decifrada.

- Falem: Vocês decifraram uma mensagem que vocês não estavam entendendo, com a ajuda do quadro que continha a correspondência entre as letras e os números.

As línguas estranhas também podem ser consideradas como códigos que não conhecemos, mas que precisam ser interpretadas. Para que sejam entendidas, é necessário o dom de Interpretação de Línguas. E é sobre este dom que vamos estudar na aula de hoje.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: