Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - Recebendo o Batismo no Espírito Santo
Lição 08: O Dom de Interpretar as LínguasProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: O Dom
de Interpretar as Línguas, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Dom
de Interpretação de Línguas”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Dom de Interpretação de Línguas
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o dom de Interpretação de Línguas.
01 cópia de uma mensagem em
código para cada aluno(ver no procedimento).
01 caneta para cada aluno
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno uma
cópia de uma mensagem em código. Orientem para que eles decifrem qual a
mensagem contida nesta frase. Estipulem um tempo para a realização da
atividade.
Trocando os números pelas
letras, você saberá qual a mensagem da frase abaixo:
A= 1
B = 2
C = 3
D = 4
E = 5
F = 6
G = 7
H = 8
I = 9
J = 10
L = 11
M = 12
N = 13
O = 14
P = 15
Q = 16
R = 17
S = 18
T = 19
U = 20
V = 21
X = 22
Z = 23
14 4 14 12
4 5 9 13 19 5 17 15 17 5 19 1 3
1 14 4 5
__ ______
___
__________________________ ___
11 9 13 7 20 1 18 5 18 19 1 3 11 1 18 18 9 6 9 3 1 4 14
______________ _______ ______________________
13 14 7 17 20 15 14 4 14 18
4 14 13 18 16 20 5
____ ___________ _____
________ ______
12 1 13 9 6 5 18 19 1 12 1 12
5 13 18 1 7 5 12
___________________ _
________________
4 5 4 5 20 18
__ ________
Observação: A mensagem da
frase é: “O dom de Interpretação de Línguas está classificado no grupo dos dons
que manifestam a mensagem de Deus” não deve ser divulgada para os alunos, pois
eles é que deverão buscar saber qual a mensagem.
- Depois, os alunos deverão
ler qual a mensagem que foi decifrada.
- Falem: Vocês decifraram uma
mensagem que vocês não estavam entendendo, com a ajuda do quadro que continha a
correspondência entre as letras e os números.
As línguas estranhas também
podem ser consideradas como códigos que não conhecemos, mas que precisam ser
interpretadas. Para que sejam entendidas, é necessário o dom de Interpretação
de Línguas. E é sobre este dom que vamos estudar na aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário